Óleo X Break
Guatemala, Julho, 2004

Um dos fatores importante para o desempenho de nossos juvenis foi o famoso “Azeite”.

Encontramos na Guatemala (como na maioria dos eventos internacionais) um condicionamento de pistas seletivo e honesto. Cabeceira forte óleo em todas as tábuas (não era flat), arremate muito limpo e pinos novos, o óleo não correu e a cabeceira não secou.

Bom de jogar (todos gostaram) o único probleminha é que tinham que repetir break-point e não variar na velocidade da bola, aí ... a “batata assou”,  festival de wash-out’s  e outros split’s.

Muitos jogadores se enganam pensando que jogar boliche é apenas passar a bola na seta. A seta é muito importante, o break-point e a velocidade são mais, principalmente em condições de pista seletivas onde a margem de erro é muito pequena.

A maioria dos jogadores no Brasil quando joga em um óleo nessas condições, ou sai falando que está reverso, ou que o óleo correu (se bem que na maioria das vezes é isso mesmo que acontece), mas a verdade é que a maioria não sabe jogar no break e muito menos sabem trabalhar a velocidade da bola.

Isto ocorre porque de uns tempos para cá surgiu o conceito de óleo fácil para fazer a galera feliz, médias altas e jogos perfeitos. Óleos que não exigem muito do jogador, e quem não é exigido não evolui. Não sabem jogar no break porque estão acostumados a errar para dentro ou para fora, mais veloz ou menos e a bola sempre chega no pocket.

Concordo com óleo fácil em Ligas, Clubes e até Taças, desde que não estejam valendo para Ranking de Convocação ou para tentar achar os melhores jogadores do Brasil.

A evolução técnica surge com a necessidade de vencer obstáculos, trabalho duro de conhecimento das técnicas e equipamentos, é o que é chamado de “Recurso Técnico”. Pena que poucos dirigentes e jogadores estejam interessados nisso.

Comentário (em tom de brincadeira) do Pé na Cova: “Tio, não quero mais brincar disso, prefiro o block lá do Brasil

Treine approach, não tire o olho da seta, e veja se acertou o break ...

Benê Villa

[ VOLTAR ]