Norte Bowling é o Clube Brasileiro Campeão
2009 da 1.ª Divisão. ABC Bowling ganhou a 2.ª Divisão e o Nikkey Bowling
levou a Taça Brasil de Tercetos
(colaboração:
José Luiz Veiga)
Começou a disputa entre 17 clubes nacionais. Veja como foi a pontuação da Fase
Individual
AVISOS
Para a competição de
Clubes - 1.ª e 2.ª divisões , será efetuado o sorteio de pistas e
entrega das pastas de acompanhamento do Evento, no dia 8 de abril quarta
feira as 16h no Planet Bowling.
Se algum representante não puder estar presente ao sorteio e
preenchimento dos formulários para a Fase Individual deverá fornecer ao
organizador a sua escalação do Clube para essa Fase.
De conformidade com o sorteio serão posicionados dois atletas de cada
Clube num par de pistas. Isso quer dizer que teremos 3 clubes em cada par
de pistas.
Conforme regulamento, no caso do não comparecimento de representante do
Clube ao sorteio, fica a cargo da Organização determinar os atletas em
cada pista após o sorteio.
Solicita-se então que se algum representante não puder estar presente no
horário acima referido, que envie ao organizador como quer o seu
posicionamento.
A 1.ª divisão jogará sempre no horário das 9h e a 2.ª divisão e a Taça
Brasil de Clubes (tercetos) jogarão no segundo turno, as 14h30 todos os
dias.
A previsão de término no ultimo dia, será para as 20h para o segundo
turno.
Lembrete a todos: as equipes devem usar camisas idênticas durante a
competição.
Solicita-se que todos que forem participar do Evento procurem ir ao Planet
com o mínimo de carros, pois o estacionamento não comporta carros dos
dois turnos.
Recomenda-se que os clubes juntem seus atletas em menos veículos.
O Planet cobra estacionamento e já foi solicitado que tenha manobristas
para evitar tumulto durante a entrada e saída dos carros.
Solicita-se a quem jogar no primeiro turno que não deixem os carros no
estacionamento, se forem almoçar nas imediações do boliche.
O Planet também solicita que todos colaborem em não levar comida e bebida
de fora, pois está havendo um abuso em consumo de alimentos que trazem ao
Boliche. Será cobrada taxa extra para quem trouxer comida e bebida de
fora.
Devemos colaborar pois já temos o privilégio de servir café, chocolate,
chá e bolinhos durante a competição, o que não é permitido em outros
boliches.
Quem ainda não efetuou o depósito das inscrições, conforme o mapa que
já receberam, favor efetuar urgente para poder participar da competição.
Qualquer dúvida falar com o Luiz Afonso (61) 9989-0386, ou, quanto a organização,
entrar em contato como organizador, José Luiz Veiga, (11) 3467-9175
ou 8693-3729.
COMUNICADO N.º 2
O
24º Campeonato Brasileiro de
Clubes e a 13ª Taça Brasil de Clubes serão realizados no período
de 9 a 12 de abril de 2009, na cidade de São Paulo no Planet Bowling, até
o limite de 120 atletas, o que exceder esse número jogará no Center
Norte.
A data limite para os clubes efetuarem
as inscrições, através de suas respectivas Federações, é o dia 20
de março de 2009 e, o pagamento da taxa de inscrição, confirmando a
participação no evento, é o dia 31 de março de 2009. Após a data de 20 de março de
2009, qualquer solicitação de inscrição estará sujeita a
disponibilidade de vagas.
As inscrições deverão ser encaminhadas pelas Federações
de cada Estado para Sr. José Luiz Veiga no e-mail veigajl@globo.com
com cópia para Luiz Afonso no e-mail luiz@novaengenhariadf.com.br.
O condicionamento
adotado para esse evento será o programa n° 1, conforme mapa anexo (clique
aqui).
Solicitamos que no momento da inscrição os clubes informem se existe
interesse em participar do Campeonato Sul-americano de Clubes que será
realizado no período de 1 a 7 de julho, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.
A CBBOL precisa informar até o dia 4 de abril quantos clubes brasileiros
querem jogar, sendo que a inscrição final com o nome dos atletas tem que
ser feita no dia 4 de maio.
É importante ressaltar
que devido ao novo formato, 2 homens e 2 mulheres, caberá ao clube
definir os atletas masculinos e, que o evento termina 2 dias antes do início
do Brasileiro de Tercetos marcado para Salvador no período de 9 a 12 de
junho.
Sete Lagoas, 19 de
março de 2009.
R E G U
L A
M E
N T
O
Das
Datas
O 24º
Campeonato Brasileiro de Clubes e a 13ª Taça Brasil de Clubes serão
realizados no período de 9 a 12 de abril de 2009, no Planet
Bowling, em São Paulo-SP. Na eventualidade de termos mais de 120
inscritos usaremos o boliche do Center Norte.
A data limite para os clubes efetuarem as inscrições, através de
suas respectivas Federações, é o dia 20
de março de 2009
e o pagamento da taxa de inscrição, confirmando a participação no
evento, até o dia 31 de março de 2009.
Após a data de 20 de março de 2009, qualquer solicitação de
inscrição estará sujeita a disponibilidade de vagas.
As
inscrições deverão ser encaminhadas pelas Federações de cada Estado
para o Sr. José Luiz Veiga no e-mail veigajl@globo.com
com cópia para Luiz Afonso no e-mail luiz@novaengenhariadf.com.br.
Do Valor
das Inscrições
Será de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) o
valor da inscrição por atleta. Os clubes que inscreverem mais de uma
equipe, terão desconto de R$ 10,00 (dez reais) no valor da inscrição
para os demais times.
Os clubes que não efetuarem o pagamento na data prevista terão suas
inscrições desconsideradas.
Confederação Brasileira de Boliche
Banco
de Brasília - 070
Agência:
0040
Conta: 010137-8
CNPJ:86.961.356/0001-07
Os
comprovantes de pagamento deverão ser enviados para Luiz Afonso, por
e-mail luiz@novaengenhariadf.com.br
ou para o Fax: (61) 3465-2388.
Do Campeonato
Conforme
Normabol e alterações aprovadas pelas Federações nas AGE’s de
novembro/2007 e janeiro/2009.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES
a)
A competição será disputada em duas ou mais divisões,
além da Taça Brasil de Clubes, a qual terá cada equipe composta por 3
atletas;
b)
Os clubes serão representados no Campeonato
Brasileiro de Clubes adulto por equipes mistas de 4 homens e 2 mulheres.
As atletas femininas poderão jogar por qualquer clube, a CBBOL não irá
considerar como transferência, a atleta permanece na sua Federação de
origem. Os atletas masculinos terão que pagar taxa de transferência;
c)
A 1ª divisão será composta por no máximo 12 times
e a 2ª divisão terá no máximo 8 times.;
d)
No Campeonato Brasileiro de clubes adulto, as fases
serão: individual, duplas (masculinas e femininas), tercetos mistos e
times (sextetos). Na Taça Brasil de Clubes, as fases serão individual,
duplas e tercetos (12 linhas);
e)
Caso haja inscrições suficientes (pelo menos 4), será
incluída na programação o Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil, com
equipes formadas por 2 homens e uma mulher, jogando individual masculino
(6 linhas), individual feminino (12 linhas), duplas masculinas (6 linhas)
e times (12 linhas);
f)
A decisão da divisão em que jogará um clube será
através da soma da média dos pontos dos 4 melhores atletas da equipe
(masculino ou feminino). A pontuação
do atleta só será considerada se o mesmo tiver pelo menos 2 eventos no
Ranking da CBBOL após a realização da Taça BH de 2009;
g)
Depois de informados os atletas que compõem a equipe,
um clube só poderá mudá-los por motivos justificados e com autorização
formal da CBBOL. Sem essas condições, o clube não jogará a competição,
mesmo que compareça ao local da mesma na data marcada;
h)
Na 1ª divisão será obrigatória a participação
de clubes
que representem pelo menos 4 estados dentre os
filiados a CBBOL. Caso isso não ocorra após a aplicação das
regras acima, serão chamados pela ordem quantos clubes da 2ª divisão
forem necessários, dentre os
que representem estados diferentes dos
clubes já participantes da categoria, saindo os últimos da 1ª
divisão, até que se consiga a composição necessária;
i)
Nas demais divisões e categorias e na Taça Brasil de
Clubes, no caso de disponibilidade de pistas e ausência de novos clubes,
será admitida a participação de mais de uma equipe do mesmo clube;
j)
Um clube só pode participar da Taça Brasil de Clubes
nas categorias masculina e feminina simultaneamente, desde que esteja
representado no Campeonato Brasileiro de Clubes, salvo se não houver mais
vagas no evento;
k)
Durante o Campeonato, a disposição
dos clubes
por turno
e pista obedecerá à classificação por pontos ganhos até a
etapa anterior (desempate por pino derrubado), à exceção do primeiro
dia, no qual se definirá a ordem do clube através de sorteio que será
realizado no Planet Bowling as 16:00 horas do dia 08 de março
de 2009;
l)
Cada fase
será disputada em seis partidas, com três atletas por pista. Na fase
individual, deverão ser escalados pela organização até dois atletas de
um mesmo Clube em um mesmo par de pistas. Na fase de duplas, um par de
pistas deverá ter três duplas de Clubes diferentes, se possível. Na
fase de tercetos mistos, dois tercetos de Clubes diferentes no par. Na
fase de sextetos, cada Clube ocupará um par de pistas. Na Taça Brasil e
nos juvenis, as equipes jogarão sempre juntas na mesma pista;
m)
Na
Taça Brasil e no Campeonato Brasileiro de Clubes juvenis, não haverá
pontuação para o all-events de Clubes;
n)
Desempates na pontuação
final serão resolvidos pelas melhores colocações dos empatados
sucessivamente no all-events de Clubes, na fase de times, na de tercetos
mistos, na de duplas e no individual;
o)
Serão premiados os vencedores de cada fase até o 3º
lugar. Os vencedores do all-events (masculino e feminino) serão premiados
até o 5º lugar. Os atletas de cada competição que fizerem as melhores
partidas e séries também receberão medalhas;
p)
nenhum atleta poderá jogar em duas divisões ou
categorias distintas do evento.
q)
Será a seguinte a tabela de pontuação das diversas
fases:
FASE |
1.º |
2.º |
3.º |
4.º |
5.º |
6.º |
7.º |
8.º |
9.º |
10.º |
11.º |
12.º |
13.º |
14.º |
15.º |
Indiv.
Masc. |
120 |
90 |
72 |
60 |
48 |
36 |
24 |
18 |
12 |
8 |
6 |
4 |
3 |
2 |
1 |
Indiv.
Femin. |
60 |
45 |
36 |
30 |
24 |
18 |
12 |
9 |
6 |
4 |
3 |
2 |
1 |
0 |
0 |
Duplas
Masc. |
240 |
180 |
144 |
120 |
96 |
72 |
48 |
36 |
24 |
16 |
12 |
8 |
6 |
4 |
2 |
Duplas
Fem. |
120 |
90 |
72 |
60 |
48 |
36 |
24 |
18 |
12 |
8 |
6 |
4 |
3 |
2 |
1 |
Terc.
Mistos |
360 |
270 |
216 |
180 |
144 |
108 |
72 |
54 |
36 |
24 |
18 |
12 |
9 |
6 |
3 |
Times
de Seis |
600 |
450 |
360 |
300 |
240 |
180 |
120 |
90 |
60 |
40 |
30 |
20 |
15 |
10 |
5 |
All-Event Clubes |
360 |
270 |
216 |
180 |
144 |
108 |
72 |
54 |
36 |
24 |
18 |
12 |
9 |
6 |
3 |
MAIORES
PARTIDAS: Indiv. masc/fem:
10; dup. masc/fem: 20; terc.: 30;
Times de seis: 60 |
Do Uniforme
É obrigatório o uso de camisas iguais e alusivas ao esporte.
A
- O
uso de bermudas só será liberado pela CBBOL se for constatado um calor
excessivo nas dependências do boliche. As mulheres podem optar por calça
comprida, saia ou bermuda.
Da Bebida e
Do Cigarro
A
- Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos atletas
durante as partidas e seus intervalos.
B
- Nenhum atleta poderá fumar em qualquer área do Boliche que não seja
previamente determinada – inclusive banheiros.
C
- O consumo de bebida alcoólica somente será permitido após a competição
e fora da área de jogo.
D
- Não será permitido o consumo de comidas e bebidas na área de jogo.
E
- Haverá fiscalização por parte da CBBOL nestes itens,
lembrando que os infratores serão advertidos pela CBBOL conforme rege a
NORMABOL.
(lembramos que pela NORMABOL, e pela FIQ, o uso de bebidas
alcoólicas e outras drogas nem precisavam vir nos regulamentos, é
inerente a prática do esporte a não permissão):
Do Uso de Pós
e Substâncias Indevidas
Será proibido o uso de Grip’s, Slide’s e/ou outras substâncias
do tipo, junto ao retorno de bolas. Para que desta forma evite-se que
outros atletas tenham seus arremessos e concentração prejudicados na área
de jogo.
Os Grip’s colocados sobre os monitores de vídeo das pistas,
poderão danificá-los, solicitamos, portanto, que sejam colocados nas
mesas junto às cadeiras.
E proibido lixar bolas durante o jogo, qualquer alteração de
superfície devera ser feita antes do inicio do bate bola e fora da área
de jogo.
Do Jogo
Lento
A
- Durante
um jogo, deverá ser respeitada apenas uma pista de cada lado do jogador.
Caso dois jogadores estejam preparados para subir no "Approach"
ao mesmo tempo, o da direita terá a preferência;
B
- O
atleta deve cuidar para manter o ritmo de jogo, não demorando demais na
sua vez de jogar nem no “Approach", em sua preparação para o
arremesso;
C
- Conforme
definido na AGE de janeiro de 2009, cada partida terá a duração máxima
de 45 minutos, sendo descontados eventuais problemas mecânicos
apresentados. Será permitido aos jogadores da pista encerrar o frame que
estiverem jogando, desde que o 1° jogador tenha completado totalmente o
frame ao término dos 45 minutos. A CBBOL colocará árbitros para marcação
do tempo.
Da Pesagem
de Bolas
Cada
atleta poderá utilizar durante o Campeonato o máximo de 6 (seis) bolas.
Todas as bolas deverão ser registradas (inclusive a bola de Spare = coco)
em formulário próprio que a
CBBOL fornecerá. Esse formulário deverá ser preenchido e devolvido à
Comissão Organizadora antes do início da 1ª partida do 1º dia de
competição. Os árbitros poderão a qualquer momento e de forma aleatória
fiscalizar qualquer atleta, fazendo a conferência das bolas em jogo para
ver se foram inscritas (as bolas não inscritas previamente serão
retiradas da área de jogo por toda a rodada). No final de cada rodada,
serão sorteados atletas que terão suas bolas verificadas e, a critério
dos árbitros, poderão também ser pesadas.
Se por acaso uma das bolas estiver fora das normas, este atleta
perderá a série jogada e essa bola deverá ser colocada em condições
para o uso.
Das
Penalidades e Comissão Disciplinar
O não cumprimento, pelo atleta, de qualquer dos itens do presente
Regulamento ou Código Brasileiro de Justiça Desportiva e regras FIQ,
quando aplicável, implicará em perda de Frames, dos pontos da partida e,
até mesmo, a sua exclusão da competição, a critério do Delegado da
CBBOL ou da Comissão Disciplinar. A insistência na falta implicará no
registro da mesma no seu currículo. Este registro servirá de base para
futuras ações da CBBOL relativas a esse atleta, no que disser respeito a
convocações, prêmios, viagens, regalias, cobranças, etc.
A Comissão Disciplinar será nomeada pela
Diretoria da CBBOL, e seus membros anunciados em dia anterior ao inicio
dos jogos.
Da Manutenção
das Pistas de Jogo
No Planet Bowling será utilizado o mesmo programa da Taça São
Paulo de 2009, o mapa será informado no Comunicado 2, estamos aguardando
o condicionamento que será utilizado no Center Norte.
Congresso Técnico
O Congresso Técnico do evento, será
aberto no dia 9 de abril de 2009 as 14:00 horas e encerrado no dia 11 de
março de 2009 as 14:30 horas no Planet Bowling, estando aberto a todos os
Presidentes e representantes de Federações e clubes para discutirmos
possíveis alterações na forma de disputa do evento para o ano de 2010.
Da Organização
A organização do
evento ficará a cargo da diretoria da CBBOL e do Sr. José Luiz Veiga.
Das Rodadas
Brasileiro de Clubes 1ª Divisão – Planet
Bowling
1.ª
Rodada:
Quinta-feira, 9 de abril, 9h
2.ª
Rodada: Sexta-feira,
10 de abril, 9h
3.ª
Rodada: Sábado,
11 de abril, 9h
4.ª
Rodada: Domingo. 12 de abril, 9h
Brasileiro de Clubes 2ª Divisão – Planet Bowling
1.ª
Rodada: Quinta-feira,
9 de abril, 14h30min
2.ª
Rodada: Sexta-feira,
10 de abril, 14h30min
3.ª
Rodada: Sábado, 11 de abril,
14h30min
4.ª
Rodada:
Domingo, 12 de abril, 14h30min
Taça Brasil de Clubes
1.ª
Rodada, Quinta-Feira, 9 de abril
2.ª
Rodada, Sexta-Feira, 10 de abril
3.ª
Rodada, Sábado, 11 de abril
4.ª
Rodada, Domingo, 12 de abril
O horário dos jogos da Taça Brasil de Clubes será as
14h30min
se for no Planet Bowling
ou 10h se for no Dragon Bowling Center Norte.
Disposições
Finais
O presente regulamento seguirá as normas emanadas dos órgãos
superiores brasileiros e FIQ (Federação Internacional de Boliche).
Os casos omissos ao presente regulamento e ao evento serão
resolvidos pela diretoria da CBBOL.
Sete Lagoas, 13 de fevereiro de 2009.
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