II CAMPEONATO BRASILEIRO
DE TERCETOS
planet.gif (3628 bytes)
21 a 24 de abril de 2005

.

Prestação de Contas (clique aqui)
Resultados Finais (clique aqui)
Relação dos Inscritos? Clique aqui ...
Comunicado da Presidência (clique aqui)
Comunicado da Assessoria Técnica (clique aqui)

.

2.º CAMPEONATO BRASILEIRO  DE  TERCETOS

R E G  U  L  A  M  E  N  T  O

Das Datas

O 2.º
Campeonato Brasileiro de Tercetos será realizado no período de 21 - 24 de abril de 2005. Que será jogado em SÃO PAULO nas pistas do Planet Boliche, sito á Praça Jácomo Zanella,187 - Lapa - Fones: (11) 3617-3941 ou 3617-3509 - Fax: (11) 3617-3732.

A data limite para as inscrições será o dia 18 de abril de 2005. Após este período, ficarão todos sujeitos a disponibilidade ou não de vagas. E todas as inscrições deverão ser encaminhadas para o Sr. Diretor Técnico da CBBOL, Bene Villa pelo e-mail tecnico@cbbol.org.br. Excepcionalmente para este torneio, não há a necessidade das inscrições virem por meio das federações.

Dos Treinos

A CBBOL para este evento divulgará, hora e data, em que será passado o óleo para treinamento, e comunicado aos atletas por meio de nota oficial na página da CBBOL na Internet (
www.cbbol.org.br). Este Treino será realizado em dois horários, conforme constará na nota oficial. A partir do Campeonato Brasileiro Individual, se as condições forem dadas, a CBBOL pretende realizar treinos oficiais.

Das Equipes

Os Tercetos serão formados por 3 (três) atletas para cada categoria em separado, Masculino e Feminino, podendo ter reservas. Cada equipe poderá nomear um reserva. Os atletas não necessitam pertencer à mesma federação;

Toda equipe inscrita neste torneio, deve indicar o seu capitão, o qual terá a responsabilidade de estar em contato com a direção do evento e ainda, anotar as partidas do terceto adversário que estiver jogando no mesmo par de pistas na súmula de jogo, e assinar conjuntamente com o capitão da outra equipe este documento a cada partida. Poderão ser formados tercetos com a participação de uma mulher, estes tercetos não serão considerados mistos e sim masculinos.

Do Valor Das Inscrições

O valor da inscrição por atleta é de R$ 190,00 (cento e noventa reais), para OS ATLETAS NÃO FILIADOS A FEDERAÇÃO PAULISTA, e de R$ 210,00 (duzentos e dez reais) para os atletas FILIADOS A FEDERAÇÃO PAULISTA.

Todas as equipes, por meio de seus capitães, deverão realizar o pagamento de suas inscrições até o primeiro dia de competição na mesa diretora do evento para o Presidente da CBBOL.

Do Campeonato

As regras aqui inseridas valem para todas as categorias e suas divisões, quando houver. Após a inscrição dos Tercetos, estes serão distribuídos em tantas divisões possíveis, limitando-se a 14 tercetos para cada divisão MASCULINA e 08 para cada divisão FEMININA , seguindo o critério das DUAS MAIORES MÉDIAS DE ATLETAS QUE COMPÕEM O TERCETO. EX: UM ATLETA COM MÉDIA 190 E OUTRO ATLETA COM MEDIA 210 E OUTRO ATLETA COM MEDIA 160, SOMA-SE (210+190)/2=200.

As divisões poderão ser compostas com números menores de tercetos, dependendo sempre do número de inscrições.

§ 1°- Os atletas de cada divisão de tercetos, disputarão o All Events, dentro de sua própria divisão.

Cada divisão jogará, completa, com todas as suas equipes, em cada turno ficando vetada a mudança de horário para que uma ou outra equipe jogue em dia e horário diferentes daquele determinado para a sua divisão. O posicionamento nas pistas, no primeiro dia, será por sorteio E NOS DEMAIS DIAS por classificação no torneio, sempre em CADA divisão.

No item Das Rodadas, há a tabela de horários dos jogos. Os tercetos serão classificados em suas divisões e turnos, uma vez enceradas as inscrições e distribuídos segundo suas médias.


§ 2°- Serão jogadas 24 (vinte e quatro) partidas, divididas em 4 (quatro) rodadas de  6 (seis) partidas , com mudança de par de pistas – para a direita - ao término de cada
uma.

§ 3°- O campeonato Brasileiro de Tercetos, será jogado na modalidade Total de Pinos e Sem Final, em todas as suas categorias e divisões – quando houver, sagrando-se campeão o Terceto que obtiver ao final das 24 partidas o maior número de pinos derrubados, somadas as partidas de todos os seus atletas (03).

§ 4°- Se houver empate na soma dos pinos derrubados ao fim das 24 partidas, o critério de desempate para definir a posição final dos tercetos, será o terceto que tiver feito a maior partida (de terceto) e em persistindo o empate será considerada a segunda maior partida e assim sucessivamente. O mesmo critério servirá para o desempate no All Events Individual, porém neste caso, a maior partida será a do atleta individual.

Dos Reservas

Os Tercetos inscritos poderão ter atletas reservas, que substituirão os titulares. Porém estes não poderão atuar em outros Tercetos independentemente da divisão em que esteja competindo.

A - O atleta substituto deverá atuar no lugar do titular durante o dia inteiro (toda a rodada) e não em partidas isoladas. Os pinos derrubados neste dia, pelo atleta reserva, valerão normalmente para classificação da equipe.

B - A inscrição de atletas reservas ficará sujeita a análise da Diretoria Técnica da CBBOL, em função da média deste em Ranking válido ou avaliação técnica, levando-se em consideração a divisão a ser disputada. Para os Tercetos da primeira divisão não haverá necessidade de análise da CBBOL.

C - A equipe que jogar incompleta, terá computado zero pino para o atleta faltante em cada partida não jogada, somando-se ao terceto apenas os pinos dos atletas que jogaram. Não haverá BLIND.

D - Os atletas substituídos e os substitutos não terão direito à premiação individual da fase "all events" individual, por não completarem as 24 partidas do Evento.

E - O número máximo de reservas por equipe será de um atleta por equipe.

F – Qualquer jogador ou time que se atrasem devem começar a jogar a partida no Frame que estiver sendo jogado na pista ou par de pistas no qual estavam registrados. Será computado zero ponto para os Frames perdidos. Regra FIQ/WTBA cap.4.24;

G – Caso um atleta esteja escalado para jogar naquele dia e estiver atrasado, somente poderá ser substituído se comunicado ao Delegado ou ao Fiscal de Pista antes do inicio da rodada, que pode ser após o bate bola. Aberta a rodada não poderá haver substituição.

Do Uniforme

É obrigatório o uso de uniformes alusivos ao esporte de Boliche e iguais entre atletas da mesma equipe.(não inclui os sapatos). Não será permitido o uso de bonés ou afins durante os jogos.

Obs.- Este será o ultimo Campeonato onde os atletas poderão usar Calça Jeans (índigo blue.) No entanto, pede-se a colaboração de todos para que já a partir deste evento evitem o uso do mesmo, POIS DORAVANTE ESTA VESTIMENTA NÃO SERÁ MAIS PERMITIDA.

A -
As equipes que desejem utilizar os nomes nos uniformes individuais para identificação, deverão fazê-lo no mesmo padrão para todos de sua equipe.

B – Os atletas que tiverem patrocinadores ou apoiadores individuais, poderão exibir suas marcas em seu uniforme pessoal, desde que esta exposição não altere de forma grosseira o padrão das camisas oficiais de jogo.

CEQUIPES COM UNIFORMES IRREGULARES NÃO PODERÃO COMPETIR.

D - Não será permitido o uso de bermudas e shorts para os cavalheiros. As damas podem optar por bermuda, saia ou calça comprida, mas não podem misturar
NO MESMO DIA DE COMPETIÇÃO.

E – As calças dos atletas, damas e cavalheiros, deverão ser da mesma cor e tonalidade, não sendo obrigatório o mesmo modelo. Tonalidade ex: preto desbotado não é da mesma tonalidade de preto não desbotado.

Da Bebida e Do Cigarro

A - Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos atletas durante as partidas e seus intervalos.

B – Nenhum atleta poderá fumar em qualquer área do Boliche, incluindo os banheiros. A não ser em área pré-determinada.

B.1 – Será definida pela diretoria da CBBOL áreas no Boliche para o fumo dos atletas em intervalos de partidas – desde que o ato de fumar não atrase ou prejudique o reinicio dos jogos.

B.2 – O consumo de bebida alcoólica somente será permitido após a competição e fora da área de jogo, e desde que o atleta não esteja uniformizado. Esta determinação segue inclusive após o término do evento, enquanto dentro do boliche o atleta estiver, não poderá consumir bebidas alcoólicas, uniformizado. Todo atleta que permanecer nas dependências do Boliche após o fim dos jogos, e desejar consumir bebida alcoólica, DEVERÁ ESTAR NÃO UNIFORMIZADO E QUE A VESTIMENTA A SER USADA NÃO SEJA ALUSIVA AO ESPORTE BOLICHE.
Não será permitido que atleta algum utilize sua camisa de jogo do lado do avesso para ingerir bebida alcoólica.

As penas pelas faltas cometidas neste item vão de advertência verbal até a exclusão do atleta da competição. Caso o evento já tenha findado o atleta será submetido posteriormente ao STJD.

C - Comidas. Não será permitido o consumo de comidas na área de jogo (não inclui doces e ou frutas). Este item será implantado de forma educativa para este evento, POIS
DORAVANTE TAMBEM NÃO SERÁ MAIS PERMITIDO. Regra 401 competição. FIQ/WTBA Zona Americana - atualizada em julho de 2003.

D - Haverá fiscalização por parte da CBBOL nestes itens e os atletas deverão ser informados por seus capitães. Lembrando que os infratores serão advertidos pela CBBOL conforme rege a NORMABOL.

(lembramos que pela NORMABOL, e pela FIQ, o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas nem precisavam vir nos regulamentos, é inerente a prática do esporte a não permissão):

“CAPÍTULO 11. CÓDIGO DISCIPLINAR  (Normabol)”.

Todo atleta tem o dever de se comportar dentro das normas disciplinares em vigor nos locais das competições, ainda que não esteja disputando o evento ou não esteja jogando naquele momento. Isto se aplica principalmente ao consumo de álcool e outras drogas, às manifestações que incomodem os competidores ou que firam os princípios da ética e da boa educação, além do respeito às Autoridades do evento.”

Do Uso de Pós e Substâncias Indevidas

Será proibido o uso de Grip’s, Slide’s, e/ou outras substâncias do tipo, junto ao retorno de bolas. Para que desta forma evite-se que outros atletas tenham seus arremessos, e concentração, prejudicados na área de jogo. O uso de talco está proibido. Para os sapatos está permitido apenas o uso de escova, e claro, a troca da sola e salto.

Os Grip’s colocados sobre os monitores de vídeo das pistas, poderão danificá-los, solicitamos, portanto, que sejam colocados nas mesas junto às cadeiras.

Modificação de superfície de Bolas.

É proibido lixar, polir ou utilizar produtos que alterem a superfície das bolas durante o jogo. Qualquer alteração de superfície deverá ser feita antes do inicio do bate-bola e fora da área de jogo.

As alterações de superfície estão autorizadas entre turnos ou rodadas não entre partidas.

O atleta não poderá retirar nenhuma bola da área de jogo no intuito de fazer qualquer alteração de superfície ou SIMILAR. Se for constatada a intenção o atleta será punido inclusive com a exclusão da competição.

Os atletas não poderão ter mais de duas (02) bolas no retorno de bolas das pistas, e não mais de quatro (04) na área de jogo (inclui área atrás das cadeiras). Regra 401, competição FIQ/WTBA Zona Americana, atualizada Julho 2003.

Uma vez dado o inicio do jogo nenhuma bola poderá sair ou entrar na área de jogo sem prévia autorização do arbitro geral. Se for detectada a alteração de superfície de uma bola durante o jogo a bola será removida da área de jogo e devolvida no final do turno. A pena para o não cumprimento dessa determinação será a retenção da bola por parte da Arbitragem até o final do turno além da perda do Frame (zero ponto) onde for constatada a falta. Caso esta falta seja cometida mais de uma vez por um mesmo atleta, será analisada pela comissão disciplinar podendo o atleta ser excluído da competição.

Obs: Competição é definida como o restante da partida que se está jogando e as partidas restantes da série que está sendo jogada. Regra 124 FIQ/WTBA Zona Americana - Bola de boliche  -  Modificação de superfície.

Do Jogo Lento-

1: Um  atleta  que está se preparando para subir no approach e fazer um lançamento tem os seguintes direitos e obrigações:

1a: Pode  pedir  prioridade  somente  a  um  atleta que esteja se preparando para jogar na pista imediatamente à sua esquerda.

1b:
Deve  esperar  pelo  atleta que está subindo no approach ou preparando-se para jogar na pista imediatamente à sua direita.

1c: O atleta  deve estar  pronto para  jogar quando for sua vez e não  deve atrasar o começo de seu approach ou lançamento se as duas pistas, uma a esquerda e outra a direita, adjacentes à sua estiverem desocupadas.

2: Quando um atleta  não cumpre  com  os  procedimentos mencionados no  parágrafo 1 deve-se   considerar  jogo  lento.  Um  jogador  que não cumprir com este procedimento deve
SERÁ advertido  por um  juiz oficial do torneio como segue:

2a: Com  cartão  branco  para a  primeira advertência (sem punição).

2b: Com  cartão  amarelo para  a segunda advertência (sem punição).

2c: Para a terceira  advertência  e qualquer outra advertência posterior  nos   jogos  de  um mesmo  bloco deve-se mostrar um cartão vermelho ao atleta e conceder zero (0) pino no Frame. (Obs:  Os  blocos  de partidas estão definidos nas regras como  de  sessões  de  seis (6) jogos para individuais e duplas, de três  jogos  para  tercetos  e  equipes de cinco, e de todas as partidas do dia  nos  Match  Play  (Round Robin)).  Neste evento em especifico o bloco para tercetos será considerado de seis jogos.

3: Para  interpretação  das  imposições  desta  regra,  o  árbitro do torneio deve especificamente inspecionar o jogador ou o  time  que esteja mais de 4 Frames atrás do líder no individual,  duplas  ou  Masters; ou mais de 2 Frames  atrás  nos  tercetos  ou  times,  não  contando  os  pares finais de pistas.

Obs. Para esclarecer esta interpretação, dois Frames ou quatro Frames, refere-se aos últimos jogadores do par de pistas em questão, não para o par de pistas como um todo. Ex. quando o primeiro par de pistas tiver concluído o seu jogo os demais deverão estar jogando o 10.º frame e será tolerado que os penúltimos  atletas do par mais atrasado estejam iniciando o 10.º frame. Regra 319 FIQ/WTBA Zona Americana - Jogo lento

Da Pesagem de Bolas

Todas as bolas deverão ser registradas (inclusive a bola de Spare = coco), a CBBOL fornecerá a ficha de inscrição de bolas. Os árbitros poderão a qualquer momento e de forma aleatória fiscalizar qualquer atleta, fazendo a conferência das bolas em jogo para ver se foram inscritas (as bolas não inscritas previamente serão retiradas da área de jogo por toda a rodada).

A pesagem de bolas será facultativa por parte do atleta. Quem quiser pesar antes do inicio dos jogos poderá fazê-lo. Isso incluiu a bola de Spare = coco.

A CBBOL colocará a disposição dos atletas (um dia antes do inicio da competição) um controlador e uma balança  para aqueles atletas que assim o desejem. Todos os medalhistas, deverão passar pelo controle de pesagem de bolas logo apos a competição, isto no caso de não haver pesado antes do inicio da mesma. Se acaso uma das bolas estiver fora das normas, este atleta perderá os pinos derrubados na competição.

Todos os recordes (Jogo Perfeito, maior partida, maior serie etc) obtidos com o uso de bola irregular não serão premiados e nem homologados bem como suas partidas não serão válidas para o Ranking. Isso vale para a equipe que por sua vez perderá todas as partidas de atletas com equipamento irregular. Se com estas perdas houver mudança na colocação final de equipes e de atletas será premiado o próximo da lista de classificação.

A critério da comissão técnica ou do árbitro geral qualquer atleta poderá ser chamado para pesagem de bolas após a rodada. Bolas irregulares deverão ser pesadas novamente depois de efetuadas as correções necessárias. A broca para o 4º furo não poderá exceder 1/1/4 de polegada.

OBS. Durante o último Campeonato Brasileiro De Clubes, houve tolerância de até 1/8 de onça para side/finger, para este campeonato não haverá tolerância.

Das Penalidades e Comissão Disciplinar

A infringência de um atleta a qualquer dos itens do presente Regulamento ou Código Brasileiro de Justiça Desportiva e regras FIQ, quando aplicável, acarretará em perda de Frames, dos pontos da partida e, até mesmo, a sua exclusão da competição, a critério do Delegado da CBBOL ou da Comissão Disciplinar. A insistência na falta implicará no registro da mesma no seu currículo. Este registro servirá de base para futuras ações da CBBOL relativas a esse atleta, no que diz respeito a convocações, prêmios, viagens, regalias, cobranças, etc.

A Comissão Disciplinar será nomeada pela Diretoria da CBBOL, e seus membros anunciados em dia anterior ao inicio dos jogos.

Da Manutenção das Pistas de Jogo

O centro de Boliche locado para o evento disponibilizará os seus equipamentos de manutenção de pistas – máquinas de limpeza, e de passar óleo e demais equipamentos – e programarão suas máquinas de condicionamento e passagem de óleo conforme orientação técnica da CBBOL. O Approach será limpo seguindo-se as mesmas orientações. É facultado por parte da CBBOL uso de outros equipamentos de manutenção de pistas conforme sua conveniência.

A CBBOL enviará seu diretor técnico e membros da assessoria técnica para o local de jogo com a máxima antecedência possível para realizar essas orientações.

A manutenção para este evento será de 33 pés de óleo na sua distância.

Premiação

A PREMIAÇÃO SERÁ FEITA COM MEDALHAS  PARA CADA DIVISÃO E CATEGORIA DA SEGUINTE FORMA:

TERCETOS – Campeão – Vice Campeão e 3.º Colocado
                        Maior partida e Maior Série

ALL EVENTS MASCULINO – 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º
                                                    Maior Partida e Maior Série

ALL EVENTS FEMININO – 1.º, 2.º, 3.º
                                                Maior Partida e Maior Série

Da Organização

A organização do evento ficará a cargo da diretoria da CBBOL, a qual poderá delegar a secretaria do evento, a terceiros contratados os quais ficarão encarregados de realizar, a computação dos pinos/classificação de resultados, e demais atos pertinentes à administração burocrática do campeonato.

Para uma melhor administração dos atos inerentes ao torneio, cada equipe deverá nomear um capitão
como representante e ficará encarregado de, solicitar resultados, e outras informações a organização do evento.

Das Rodadas

1.ª Rodada
   Quinta Feira       21 de abril       8h15 e 14h
2.ª Rodada   Sexta Feira         22 de abril       8h15 e 14h
3.ª Rodada   Sábado                23 de abril       8h15 e 14h
4.ª Rodada   Domingo             24 de abril       8h15 e 14h

Obs. O horário  das 14 horas é para a eventualidade de haver dois turnos, segundo o número final de inscrições. Neste caso pedimos aos atletas que cheguem com antecedência para o segundo turno, no caso do turno da manhã acabar mais cedo que o previsto e assim iniciar o 2º turno logo após finalizada a manutenção das pistas. Sendo o evento em um centro de Boliche com dois andares (Planet Boliche), a CBBOL poderá iniciar os jogos em um dos andares com um intervalo de uma hora entre um e outro andar, para que desta forma se proceda a manutenção das pistas com a mesma máquina para os dois andares. Os atletas serão informados com antecedência caso isto venha a ocorrer.

Disposições Finais

O presente regulamento seguirá as normas emanadas dos órgãos superiores brasileiros e FIQ (Federação Internacional de Boliche).

Os casos omissos ao presente regulamento e ao evento serão resolvidos pela diretoria da CBBOL.

As autoridades do Evento serão divulgadas aos Capitães das equipes e representantes de Federações.

Campo Grande, 11 de abril de 2005.

Benê Villa
Diretor Técnico
CBBOL

Augusto Dias
Assessor Técnico
CBBOL

Fábio Rezende
Assessor Técnico
CBBOL

Clair Smaniotto
Presidente
CBBOL

 

[TOPO]