Apresentamos a seguir, algumas definições que podem ajudar a compreender melhor o intrincado enigma representado por esta entidade que, qual uma seita, arrebata a cada dia mais e mais seguidores.

Amistoso - Falsamente denominado o jogo festivo ou comemorativo. Na realidade os skrotíssimus continuam no firme objetivo de arrancar as tripas do adversário, usando todos os meios a seu alcance.

Anti-jogo - Combatido arduamente pelas entidades que organizam o esporte, compreende uma série interminável de atitudes anti-esportivas e, claro, é largamente praticado por skrotíssimus de todas as idades, credos, raças e posições.

Armação - O mesmo que mutreta ou marmelada. Os skrotíssimus, quando pilhados com a mão na massa, assumem um ar de desdém e riem escondido entre si.

Armandinho - Qualificativo pejorativo que costuma designar o jogador que não se define. Entre os skrotíssimus é aplicado em relação ao membros denominados skrotus Iniciantis.

Barreira - É o recurso que atrasa o jogo e irrita o adversário. Os skrotíssimus costumam ficar na linha de falta fazendo gracinhas e trejeitos de gosto duvidoso até sentirem o adversário em paroxismos de ódio.

Bate-Bola - Normalmente usado para reconhecimento das pistas, é aproveitado pelos skrotíssimus para um chopp e cigarro uma vez que eles não têm a menor preocupação com estas coisas.

Capitão - O representante da equipe diante do árbitro.Os skrotíssimus não dão a mínima para isso pois são, todos, coronéis.

Cara ou Coroa - Sorteio realizado antes do jogo para determinar a preferência da largada. Este procedimento foi abandonado pois os skrotíssimus sempre roubavam a moeda.

Carregador de Piano - Designa o jogador que não tem talento mas esbanja fôlego e joga para o time. Os skrotíssimus reinventaram esta função treinando escravos que, espantosamente, carregam seus equipamentos e, incrível, se sentem importantes com isso. Prova viva de que a humanidade é inviável.

Distração
- Ato de não prestar atenção. Um skrotíssimu nato estará invariavelmente distraído quando a máquina derrubar o último pino, quando seu resultado for anotado errado para maior, etc.

Dividida - Proposta indecente normalmente executada pelos skrotíssimus quando de sua derrota inexorável. Também utilizada como "Tem rachuncho?"

Espírito Esportivo - Totalmente desconhecido, ignorado, desprezado, é tudo o que contraria a filosofia skrotiana.

Fisicultor - Termo esnobe e complicado que procura valorizar a função de preparador físico.Entre os skrotíssimus é chamado de garçon.

Garçon - Um dos mais importantes equipamentos do jogo na filosofia skrotiana.

Gato - Jogador que, através de diversas falcatruas, diminui a idade. Tem-se notícia de antigos skrotíssimus jogando campeonatos juvenis até a presente data.

Juniores - Categoria com limite máximo de idade em 23 anos. Os skrotíssimus argumentam que a regra não especifica se é idade cronológica ou tempo de "prática" do jogo. Não contando, é claro, o período obscuro em casas suspeitas, madrugadas adentro.

Ladrão - Diz-se do pino que não cai após um arremesso encaixado. Entre os skrotíssimus é usado o termo de origem japonesa "takeo", acompanhado de outro "pario", pois encaixar é coisa de boiola. A filosofia skrotiana prega que "tem mais é que dar um porradão no mestre e pronto".

Linha de Falta - Na filosofia skrotiana, uma estranha convenção a ser sempre desrespeitada e, uma vez atingido o objetivo, devem olhar inocentemente para os adversários dizendo "Quem, eeeeuuu ??? !!! De jeito nenhum !!! Olhaqui, tô quase meio metro distante ...".

Luvas - Equipamentos para incremento da qualidade técnica dos jogadores, são utilizados pelos skrotíssimus para a completa desestabilização dos adversários, quando são leeeeeeeeentamente tiradas e recolocadas a cada arremesso.

Orelha - Diz-se da jogada realizada pela lateral da pista.Os skrotíssimus acham desagradável por causa do zunido e conseqüente dor de cabeça que provoca.

Peladeiro - Qualificativo atribuído ao jogador que, acostumado à apostas escusas e quetais, jamais se adapta às inovações e condições diferentes dos campeonatos. Pejorativo para muitos, orgulho para os skrotíssimus.

Pin-Deck, Kick-Back, Pocket, Hook, Flair, Axis, Approach, Swing, Gutter Shot, Break Point, etc, etc - De acordo com a filosofia skrotiana, é "tudo coisa de viado".

Pisar na Bola - Do ponto de vista figurado, identifica um erro de jogada. Literalmente, os skrotíssimus aproveitam quando os adversários estão se preparando para o início do jogo e pisam nas bolas de preferência com as solas dos sapatos sujas de chocolate ou coisa pior. Os que conseguem isso três vezes num mesmo campeonato são condecorados com a Grã-Cruz skrotiana.

Reclamão - Aquele que passa o jogo reclamando dos companheiros, da pista, do óleo, da iluminação, da vida, etc. Os skrotíssimus passam o jogo reclamando do garçon.

Secar - De maneira ardilosa, torcer para que tudo dê errado para os adversários. Os skrotíssimus são mestres incomparáveis nesta arte.

Sola - Parte do calçado que se constitui num dos mais importantes alvos da sanha skrotiana. O adversário distraído ali será brindado, sempre, com uma cuspidinha, pingos de chopp ou algo equivalente.

Técnico - Cidadão que tem a missão de orientar taticamente uma equipe. Alvo de chacotas, risos e desprezo por todo skrotíssimu que se preze.

Temperamental - Adjetivo que tenta explicar o mau comportamento de skrotíssimus que ocupam posições de destaque. Se o indivíduo for um skrotíssimu comum, é mal educado mesmo.

Urucubaca - O mesmo que falta de sorte. Na filosofia skrotiana, tudo o que acontece contra os skrotíssimus é urucubaca. O que acontece contra os adversários é porque eles são muito ruins de bola.

Vestiário - Local onde os jogadores trocam de roupa. Os skrotíssimus aproveitam o local e o momento para emitirem comentários pejorativos em voz alta com a intenção de prejudicar o adversário. Valem desde informações falsas sobre as condições da pista até o tamanho do órgão sexual ou a estética das mulheres dos adversários.

Vestir a camisa - Empenhar-se demonstrando espírito de equipe. Coisa impensável na filosofia skrotiana, é transmitida de pai para filho como a vergonha das vergonhas.

Zona - Bagunça, esculhambação, despreparo, desrespeito, enfim, o fundamento da filosofia skrotiana.

(Agora, cá entre nós... uma vez ou outra TODOS somos um tanto skrotíssimus, não?)

 

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