47th QubicaAMF Bowling World Cup - 47.ª Copa Mundial de Boliche QubicaAMF
30 Novembro a 7 Dezembro de 2011
(Chegada: 28/29 Novembro – Partida: 8 Dezembro)
Local: Let´s Go Bowling Northcliff, Joanesburgo, África do Sul
(Nothcliff Corner Shopping Center, Milner Av. esquina com Beyers Naude Drive -Província de Gauteng)

Jason Belmonte, da Austrália, é o novo Campeão Mundial de Boliche

Jason Belmonte (AUS) faz a semifinal contra Mykhaylo Kalika da Ucrânia

Aumi Guerra, da República Dominicana, sagra-se Bicampeã Mundial de Boliche

Diandra Asbaty (EUA) faz a semifinal contra Sandra Andersson (SUE)

Tommy Jones dos Estados Unidos, Jason Belmonte da Austrália e Mykhaylo Kalika da Ucrânia são os 3 finalistas

Aumi Guerra da Republica Dominica, Diandra Asbaty dos Estados Unidos e Sandra Andersson da Suécia são as 3 finalistas

O norte-americano lidera o grupo Top 8 que segue para a próxima fase. A divisão masculina já fez 5 partidas perfeitas até agora

O australiano Jason Belmonte faz a quinta partida perfeita (300) deste mundial

O filipino Engelberto "Biboy" Rivera faz a quarta partida perfeita (300) deste mundial

Aumi Guerra e mais 7 mulheres se classificam para a próxima fase que definirá nesta terça-feira as 3 que irão disputar o título mundial na quarta-feira

A dominicana Aumi Guerra confirma o bom desempenho e termina líder com 243,15 de média, a segunda maior entre os 150 participantes (homens e mulheres)

Tommy Jones/EUA toma a liderança de Jason Belmonte/AUS na última rodada que definiu os 24 que continuam na disputa do título

O brasileiro Caio Pizzoli encerrou na manhã desde domingo, aqui em Johanesburgo, África do Sul, sua participação no maior evento de boliche do mundo. Veja como foi

O australiano Jason Belmonte continua na liderança com 250+ de média após 15 partidas de 20 na fase classificatória

O argentino Lucas Legnani faz a terceira partida perfeita neste mundial

A dominicana Aumi Guerra continua sua espetacular jornada rumo ao bicampeonato, e hoje quebrou 2 recordes mundiais, na liderança após 15 partidas de 20

A dominicana Aumi Guerra arrasou hoje na série de 5 games, fazendo 1272 pontos (254,40), batendo um 280 e dois 279

O australiano Jason Belmonte é o líder da divisão masculina, numa jornada fantástica com incríveis 2535 pontos

Tommy Jones dos Estados Unidos faz a segunda partida perfeita deste mundial

Jason Belmonte da Austrália faz a primeira partida perfeita deste mundial (com vídeo em alta definição)

A campeã Aumi Guerra começa muito bem na sua defesa do título, mas a Argentina foi um pouco melhor e lidera

Caio Pizzoli é o representante brasileiro, acompanhe ao vivo o placar direto da África do Sul

Vídeo do brasileiro Caio Pizzoli treinando nas pistas do Lets Bowling Center, África do Sul

Veja a programação completa de todas as fases, com horário de Brasília

Direto da África do Sul: chegada, hospedagem e primeiro dia em Johanesburgo (com dois vídeos em alta definição)

A QubicaAMF anunciou que a 47.ª edição da Bowling  World Cup será realizada no Bowling Northcliff Centre, em Joanesburgo, África do Sul, mesma cidade deste evento em 1993 (29.ª edição)
 
O “Big Game” terá início na quarta-feira, dia 30 de novembro, com finais previstas para 7 de dezembro. Ao fazer este anúncio, o CEO e presidente da Qubica AMF, John Walker, disse que está muito animado em levar novamente a Copa do Mundo para a África do Sul.
 
 O anfitrião será o Grupo Let’s Go Bowling África do Sul, que incorporou o Northcliff à sua cadeia dos centros, com 24 pistas e equipamentos de última geração QubicaAMF.
 
 Gerald Paluzzi, diretor da Let’s Go Bowling África do Sul, comentou: “É uma oportunidade maravilhosa e um privilégio acolher o torneio mais prestigiado de boliche do mundo aqui em Joanesburgo. Desde 1993, quando sediamos a 29.ª Copa Mundial, sonhava em traze-lo de volta. Estamos muito ansiosos para acolher os jogadores de todo o mundo e desde já garantimos à todos um evento memorável e uma inesquecível experiência. ”  O centro também possui  proshop e instalações para treinamento de alto nível.
 
 Anne-Marie Board, diretora da QubicaAMF Bowling World Cup, também estava muito satisfeita e declarou: “Estou muito feliz pelo retorno da Copa do Mundo à Joanesburgo. Sei que Gerald e toda a equipe da Let’s Go Bowling Sul África vai tratar a todos como reis, como fizeram há 18 anos. Aliás, a Copa do Mundo de 1993 foi a minha primeira diretora, e esta cidade tem um lugar especial no meu coração.”
 
 Os campeões de 1993 foram Rainer Puisis da Alemanha e Pauline Smith-Buck da Inglaterra. Apenas uma Sul-Africana até hoje ganhou o título mundial, foi Anne Jacobs, que ganhou em Hermosillo, no México, em 1994.
 
 A África do Sul tem uma população de mais de 50 milhões de habitantes, dentre os quais o mais famoso e reverenciado, sem dúvida, é Nelson Mandela, também conhecido como Madiba, seu nome tribal. É um país rico em patrimônio desportivo,  que teve a honra de sediar a Copa do Mundo de Futebol no ano passado.
 
 A QubicaAMF Worldwide, com sede mundial na Virgínia, Estados Unidos, e sede européia em Bolonha, na Itália, é fundadora, organizadora e principal patrocinadora da Copa Mundial de Boliche.
 

 Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul, com cerca de 5,3 milhões de habitantes, e também é o maior centro industrial e financeiro do país, com o maior e mais movimentado aeroporto africano.
 
 Joanesburgo possui uma grande tradição no futebol e abrigada dois estádios utilizados na Copa do Mundo FIFA 2010 (o Soccer City e o Ellis Park Stadium. Atualmente tem cinco times na 1.ª divisão do Campeonato Sul-Africano (Orlando Pirates, Bidvest Wits, Jomo Cosmos, Kaizer Chiefs e Morokota Swallows)


A QubicaAMF Worldwide é o fundadora, organizadora e principal patrocinadora da Copa Mundial de Boliche Bowling. Informações adicionais sobre o QubicaAMF Bowling World Cup, incluindo arquivos e boletins para o evento deste ano podem ser encontrados no site www.qubicaamf.com

A QubicaAMF Worldwide é uma das maiores empresas de boliche no mundo, com sede mundial em Richmond, no Estado de Virginia, Estados Unidos, e sede européia em Bolonha, Itália. É uma empresa que fabrica uma linha completa de alta qualidade, soluções inovadoras para os novos e também para os já existentes centros de Entretenimento & Boliche, com reconhecimento e aprovação mundial.

A Copa Qubica AMF é o maior evento esportivo mundial do ano, em termos de número de países participantes.

A primeira Copa Mundial, então denominada International Masters Championship, aconteceu em Dublin, Irlanda do Norte, no ano de 1965. O nome foi alterado para Copa Mundial AMF em 1969 e, novamente, para Copa Mundial Qubica AMF de Boliche em 2005, com a associação da Qubica à AMF.

O país mais vencedor até agora são os Estados Unidos, que conquistou 9 campeonatos mundiais masculinos e 8 femininos, totalizando 17 títulos. As Filipinas estão em segundo lugar com 5 vitórias masculinas e 2 femininas (total de 7) empatadas com o Canadá (3 masculinas e 4 femininas).

Individualmente o maior vencedor é o canhoto Paeng Nepomuceno que ganhou em 1976, 1980, 1992 e 1996. Paeng também é o que fez mais finais até hoje: 9 vezes. Suas conquistas estão registradas no Guinness – Livro dos Recordes Mundiais.

Três mulheres estão no topo do ranking das maiores vencedoras mundiais: Pauline Smith Buck da Inglaterra (1981 e 1993), Jeanette Baker da Austrália (1982 e 1983), aliás ela é a única a vencer duas vezes consecutivamente, tanto no feminino quanto no masculino, Shannon Pluhowsky dos Estados Unidos (2002 e 2004). A primeira competição feminina aconteceu 1972 (Hamburgo, Alemanha).

O país que mais sediou a Copa Mundial é o México, por cinco vezes.

O mais jovem campeão é o filipino Paeng Nepomuceno, aos 19 anos, em 1976. O mais velho é o italiano Remo Fornsari aos 51 anos, em 1987.

A mais jovem campeã é a inglesa Gemma Burden, aos 17 anos, em 1995. A mais velha é a mexicana Irma Urrea, aos 45 anos em 1972

Até hoje 43 partidas perfeitas (300 pontos, 12 strikes seguidos na mesma linha) aconteceram na Copa Mundial. 33 feitas pelos homens e 9 pelas mulheres. O primeiro 300 masculino foi em 1994, em Hermosillo (México) e o segundo em 1995 em São Paulo (Brasil), ambos feitos pelo canadense Jack Guay. O primeiro 300 feminino aconteceu em 1997 (Cairo, Egito) com a malaia Shalin Zulkifli.

O recorde de três linhas seguidas pertence a Paul Trotter da Austrália, na Copa Mundial de 2002 na Letônia. Ele começou sua primeira série da fase classificatória fazendo 896 pontos, com as partidas 300, 298 e 298.

O recorde de participações pertence ao árabe Mohammed Khalifa Al-Qubasi, por 14 vezes, porém venceu apenas uma, em 1988 no México (Guadalajara). Na divisão feminina a equatoriana Aida Granilo foi a quem mais participou, 17 vezes, porém sem vencer nenhuma.

.

OS 46 ANOS DA COPA MUNDIAL DE BOLICHE QUBICA AMF
(para ver os arquivos de todas as Copas, clique aqui ...)

ANO CIDADE SEDE
PAÍS
CAMPEÃO - PAÍS
# Brasil (posição, jogador, média)
CAMPEÃ - PAÍS
# Brasil (posição, jogadora, média)

QubicaAMF World Cup

2010
(46.ª)
TOULON
FRANÇA
Michael Schmidt - CANADÁ
40. Marcelo Suartz  (197,10)
Aumi Guerra - SANTO DOMINGO
***
2009
(45.ª)
MALACA
MALÁSIA
Choi Yong-Kyu - CORÉIA
69. Franz Monteiro  (183,46)
Caroline Lagrange - CANADÁ
28. Roberta Rodrigues (192,50)
2008
(44.ª)
HERMOSILLO
MÉXICO
Derek Eoff - ESTADOS UNIDOS
41. Renan Zoghaib  (201,29)
Jasmine Yeong-Nathan - CINGAPURA
54. Kátia Abrão (168,88)
2007
(43.ª)
SÃO PETERSBURGO
RÚSSIA
Bill Hoffmann - ESTADOS UNIDOS
7. Marcelo Suartz  (217,68)
Ann-Marree Putney - AUSTRÁLIA
34. Roseli Santos (193,17)
2006
(42.ª)
CARACAS
VENEZUELA
Osku Palermaa - FINLÂNDIA
21. Caio Pizzoli (214,87)
Diandra Asbaty - ESTADOS UNIDOS
52. Suzilene Ivata (178,54)
2005
(41.ª)
LJUBLJANA
ESLOVÊNIA
Michael Schmidt - CANADÁ
63. Bira Teodoro (183,33)
Lynda Barnes - ESTADOS UNIDOS
***

AMF World Cup

2004
(40.ª)
SINGAPURA
SINGAPURA
Kai Virtanen - FINLÂNDIA
45. Rogério Mattos (201,65)
Shannon Pluhowsky - ESTADOS UNIDOS
***
2003
(39.ª)
TEGUCIGALPA
HONDURAS
Christian Jan "C.J." Suarez - FILIPINAS
46. Feliph Rosa (195,95)
Kerrie Ryan-Ciach - CANADÁ
30. Luiza Rocha (186,40)
2002
(38.ª)
RIGA
LETÔNIA
Mika Luoto - FINLÂNDIA
***
Shannon Pluhowsky - ESTADOS UNIDOS
***
2001
(37.ª)
PATTAYA
TAILÂNDIA
Kim Haugen - NORUEGA
45. Augusto Dias (190,90)
Nachimi Itakura - JAPÃO
***
2000
(36.ª)
LISBOA
PORTUGAL
Tomas Leanderson - SUÉCIA
42. Caco Cruz (197,80)
Mel Isaac - PAÍS DE GALES
42. Marina Suartz (174,00)
1999
(35.ª)
LAS VEGAS
ESTADOS UNIDOS
Ahmed Shaheen - QATAR
20. Walter Costa (207,35)
Amanda Bradley - AUSTRÁLIA
28. Lúcia Vieira (192,12)
1998
(34.ª)
KOBE
JAPÃO
Cheng-Ming Yang - TAIPEI
55. Reynaldo Marsolik (177,54)
Maxine Nable - AUSTRÁLIA
37. Dayse Silva (176,04)
1997
(33.ª)
CAIRO
EGITO
Christian Nokel - ALEMANHA
16. Juliano Oliveira (205,72)
Su-Fen Tseng - TAIPEI
33. Roseli Santos (184,95)
1996
(32.ª)
BELFAST
IRLANDA DO NORTE
(4) Paeng Nepomuceno - FILIPINAS
16. Hikari Kato Jr. (202,50)
Cara Honeychurch - AUSTRÁLIA
35. Tininha Muelas (177,95)
1995
(31.ª)
SÃO PAULO
BRASIL
Patrick Healey, Jr. - ESTADOS UNIDOS
40. Hikari Kato (185,67)
Gemma Burden - INGLATERRA
18. Dayse Silva (190,62)
1994
(30.ª)
HERMOSILLO
MÉXICO
Tore Torgersen - NORUEGA
48. Chico Chaves (183,00)
Anne Jacobs - ÁFRICA DO SUL
23. Dayse Silva (182,93)
1993
(29.ª)
JOHANNESBURGO
ÁFRICA DO SUL
Rainer Puisis - ALEMANHA
46.Fernando Rezende
Pauline Smitth - GRÃ- BRETANHA
***
1992
(28.ª)
LE MANS
FRANÇA
(3) Paeng Nepomuceno - FILIPINAS
37. Fernando Rezende (189,12)
Martina Beckel - ALEMANHA
40. Sarah Guterman (166,61)
1991
(27.ª)
BEIJING
CHINA
Jon Juneau - ESTADOS UNIDOS
35. Gustavo Cardoso (176,08) - Sportsman of the Tournament
Asa Larsson - SUÉCIA
35. Cláudia Schester (144,94)
1990
(26.ª)
PRAIA PATTAYA
TAILÂNDIA
Tom Hahl - FINLÂNDIA
43. Décio Abreu (154,29)
Linda Graham - ESTADOS UNIDOS
34. Sandra Itoh (154,38)
1989
(25.ª)
DUBLIN
IRLANDA
Salem Al-Monsuri - QATAR
15. Walter Costa (199,81)
Patty Ann - ESTADOS UNIDOS
30. Jacque Costa (166,77)
1988
(24.ª)
GUADALAJARA
MÉXICO
Mohammed Al-Qubaisi - EMIRADOS ÁRABES
38. Geraldo Couto (176,04)
Linda Kelly - ESTADOS UNIDOS
31. Marilza Yasuoka (167,55)
1987
(23.ª)
KUALA LAMPUR
MALÁSIA
Remo Fornasari - ITÁLIA
***
Irene Gronert - HOLANDA
***
1986
(22.ª)
COPENHAGEN
DINAMARCA
Peter Ljung - SUÉCIA
33. Geraldo Couto (181,16)
Annette Hagre - SUÉCIA
20. Tininha Muelas (177,38)
1985
(21.ª)
SEUL
CORÉIA DO SUL
Alfonso Rodriguez - MÉXICO
15. Walter Costa (194,96)
Marjorie McEntee - IRLANDA
***
1984
(20.ª)
SIDNEI
AUSTRÁLIA
Jack Jurek - ESTADOS UNIDOS
***
Eliana Rigato - ITÁLIA
***
1983
(19.ª)
MÉXICO
MÉXICO
Yu-Tien Chu - TAIPEI
30. Décio Abreu
Jeanette Baker - AUSTRÁLIA
***
1982
(18.ª)
SCHEVENINGEN
HOLANDA
Arne Stroem - NORUEGA
29. Walter Costa
Jeanette Baker - AUSTRÁLIA
***
1981
(17.ª)
NOVA IORQUE
ESTADOS UNIDOS
Bob Worrall - ESTADOS UNIDOS
Fernando Luís Cisneros
Pauline Smith - GRÃ- BRETANHA
***
1980
(16.ª)
JACARTA
INDONÉSIA
(2) Paeng Nepomuceno - FILIPINAS
***
Jean Gordon - CANADÁ
***
1979
(15.ª)
BANGKOK
TAILÂNDIA
Philippe Dubois - FRANÇA
***
Bong Coo - FILIPINAS
***
1978
(14.ª)
BOGOTÁ
COLÔMBIA
Samran Banyen - TAILÂNDIA
***
Lita de La Rosa - FILIPINAS
***
1977
(13.ª)
LONDRES
INGLATERRA
Arne Stroem - NORUEGA
***
Rea Rennox - CANADÁ
***
1976
(12.ª)
TEERÃ
IRÃ
(1) Paeng Nepomuceno - FILIPINAS
***
Lucy Giovinco - ESTADOS UNIDOS
***
1975
(11.ª)
MANILA
FILIPINAS
Lorenzo Monti - ITÁLIA
***
Cathy Towsend - CANADÁ
***
1974
(10.ª)
CARACAS
VENEZUELA
Jairo Ocampo - COLÔMBIA
***
Brigitte Lund - DINAMARCA
***
1973
(9.ª)
SINGAPURA
SINGAPURA
Bernie Caterer - GRÃ-BRETANHA
***
Kesinee Srivises - TAILÂNDIA
***
1972
(8.ª)
HAMBURGO
ALEMANHA
Ray Mitchell - CANADÁ
***
Irma Urrea - MÉXICO
***
1971
(7.ª)
HONG KONG
CHINA
Roger Dalkin - ESTADOS UNIDOS
***

***
***

1970
(6.ª)
COPENHAGEN
DINAMARCA
Klaus Mueller - ALEMANHA
***

***
***

1969
(5.ª)
TÓQUIO
JAPÃO
Graydon Robinson - CANADÁ
***

***
***

The International Masters

1968
(4.ª)
GUADALAJARA
MÉXICO
Fritz Blum - ALEMANHA
***

***
***

1967
(3.ª)
PARIS
FRANÇA
Jack Connaughton - ESTADOS UNIDOS
***

***
***

1966
(2.ª)
WEMBLEY
INGLATERRA
John Wilcox - ESTADOS UNIDOS
***

***
***

1965
(1.ª)
DUBLIN
IRLANDA
Lauri Ajanto - FINLÂNDIA
***

***
***


*** Sem participante brasileiro       *** Sem participante feminino

[ TOPO ]