ABJB

II TAÇA ABJB - 2002
1.ª etapa: 23, 24 e 25 de agosto
2.ª etapa: 28 ou 29 ou 30 de agosto
e 31 de agosto e 1.º de setembro

REGULAMENTO GERAL
ALTERAÇÃO

Esta alteração do regulamento geral publicado inicialmente, se faz necessário uma vez que a CBBOL na pessoa do seu presidente Sr. César Maciel em resposta a nossa consulta sobre a homologação do referido evento, nos enviou por e-mail a seguinte resposta abaixo:

"A TAÇA ABJB, será homologada na data original de 23 à 25/08 em quantas divisões sejam necessárias, indiferentes de qual(is) boliche(s), sejam utilizados.

Não podemos homologar uma segunda data para o dia 30/08 à 01/09, para evitar coincidência com o brasileiro de duplas."


Devido ao acima exposto a 2.ª TAÇA ABJB será realizada conforme se segue:

1. DO EVENTO

A 2.ª TAÇA ABJB, será  realizada nas dependências do SANPA’S BOWLING em duas etapas a saber;

1.1 - Primeira Etapa – Nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2002.
Nesta etapa, no qual as partidas valerão para o ranking CBBOL, FPBOL e ABJB.
Será disputada na forma de duplas femininas e masculinas.

Nesta etapa serão aceitas inscrições de até 6(seis) duplas femininas e de até 24(vinte e quatro) duplas masculinas que serão distribuídas conforme a média da dupla em quantas divisões forem necessárias, obedecendo ao critério de que cada divisão tenha no mínimo 3(três) duplas para o feminino e de 6(seis) duplas para o masculino.

1.2 Segunda EtapaNos dias 28 ou 29 ou 30/08 e 31/08 e 01/09 de 2002.

Nesta etapa, no qual as partidas valerão para o ranking FPBOL e ABJB.

Os atletas paulistas poderão se inscrever para jogar nos dias 28 ou 29 à noite e no dia 30 à tarde, sendo que haja um numero mínimo de participantes para que ocorram estes turnos, nos dias 31/08 e 01/09 todos deverão jogar no mesmo turno.

Para os atletas de São Paulo, valerão para o ranking FPBOL e ABJB as primeiras 24(vinte e quatro) partidas disputadas em seu total de pinos derrubados. Ex. quem só jogar na primeira data ou só jogar na segunda data é a média obtida que vai para o ranking da FPBOL e ABJB, quem participar das duas datas serão computadas somente as 24(vinte e quatro) partidas inicialmente jogadas, para efeito de ranking.

Esta etapa possuirá premiação em espécie e será disputada em uma única divisão de duplas,  feminina, masculina e mista COM HANDICAP.

HANDICAP – índices:

FEMININO = 80% (Oitenta por cento) do diferencial da média do atleta para 220 pontos, limitado ao máximo de 70 (Setenta) pontos

MASCULINO = 70% (Setenta por cento) do diferencial da média do atleta para 220 pontos, limitado ao máximo de 60 (Sessenta) pontos.

A média de cada atleta para cálculo do handicap inicial será obtida, na seguinte ordem de preferência:

a) Na média do último ranking da CBBOL que tenha sido divulgado; ou

b) Na média do último ranking da FPBOL que tenha sido divulgado; ou

c) Na média do último ranking da ABJB que tenha sido divulgado; ou

d) Os atletas não listados nos rankings acima, terão sua média inicial calculada com base nas duas primeiras linhas da 1a. rodada. 
Essa média será aplicada em todas as rodadas que utilizar a média inicial estabelecida neste item.

O cálculo do handicap para cada atleta será calculado, considerando o seguinte:

e) Para as 4 (quatro) primeiras partidas (Média obtida conforme sub-item a, b e c acima x 12/12 ).

f) Para as 8 (oito) próximas partidas {[(Média obtida conforme sub-item a,b e c x 8) +  (total de pinos derrubados nas 4 (quatro) primeiras partidas ]/12}.

g) Para as próximas 12 (doze) partidas {[(Média obtida conforme sub-item a,b e c x 4) + (total de pinos derrubados nas 8 (oito) primeiras partidas)]/12}.

h) Para as próximas 16 (dezesseis) partida (Total de pinos derrubados nas 12 (doze) primeiras partidas do evento/12).

i) Para as próximas 20 (vinte) partidas (Total de pinos derrubados nas 16 (dezesseis) partidas do evento/16).

j) Para as próximas  24 (vinte e quatro) partidas (Total de pinos derrubados nas 20 (vinte) partidas do evento/20).

l) Para as partidas das finais: (Total de pinos derrubados nas 24 (vinte e quatro) partidas do evento/24).

As inscrições para a primeira data encerram-se no dia 21 de agosto e para a segunda data dia 26 de agosto, sendo que os atletas que assim o desejar, poderão participar das duas etapas ( com e sem handicap), deste que haja disponibilidade de vagas.

2. DA REALIZAÇÃO DO EVENTO: Evento promovido, realizado e coordenado pela Associação Brasileira de Jogadores de Boliche com apoio da Federação Paulista de Boliche.

3. DA FORMA DE DISPUTA: Para a 1ª etapa as duplas serão agrupadas conforme determinação da organização do evento, descrito no item 1.1; Para a 2.ª etapa descrito no item 1.2

a) Fase de Classificação da 1ª etapa:

Todas as duplas inscritas jogarão um total de 24 (vinte e quatro) partidas, divididas em três séries de oito partidas e pelo total de pinos acumulados nessas partidas, disputarão as finais às 3 (três) duplas melhores classificadas em cada divisão.

Havendo empate no 3ª lugar de cada divisão, o desempate será feito pela maior partida ou série de duplas e persistindo será feito sorteio entre os empatados.

Apurados os três classificados de cada divisão, os mesmos serão numerados, em função de seus totais de pinos.

Os três finalistas disputarão as finais, como se segue:

Jogo 1: a dupla 3ª colocada jogará uma partida contra a dupla 2.ª colocada, em par de pistas determinado pela organização, e a dupla que vencer esta partida, passará para a etapa seguinte. Se houver empate neste jogo a vitória será da dupla melhor classificada para esta disputa.

Jogo 2: a dupla vencedora do jogo 1 jogará contra a dupla 1ª colocada. Será jogada uma partida entre ambas e se houver empate ou vitória da dupla 1, a mesma será declarada campeã do evento. Porém, se houver vitória da dupla 2, será realizada nova partida entre ambas e a vencedora desta partida será a campeã do evento. Se houver empate nesta partida, a vitória será da dupla 1, por ter se classificado em primeiro lugar para a Fase Final.

b) Fase de Classificação da 2.ª etapa:

Todas as duplas inscritas jogarão um total de 24 (vinte e quatro) partidas, divididas em três séries de oito partidas e pelo total de pinos acumulados com handicap nessas partidas, disputarão as finais às 5 (cinco) duplas melhores classificadas nesta divisão.Havendo empate no 5ª lugar, o desempate será feito pela maior partida ou série de duplas com handicap e persistindo será feito sorteio entre os empatados.

Apurados os cinco classificados neta divisão, os mesmos serão numerados, em função de seus totais de pinos.

Os cincos finalistas disputarão as finais, como se segue:

Jogo 1: as duplas 5ª colocada, 4ª colocada e 3ª colocada jogarão uma partida, em par de pistas determinado pela organização, e a dupla que vencer esta partida, passará para a etapa seguinte; Se houver empate neste jogo a vitória será da dupla melhor classificada para esta disputa.

Jogo 2: a dupla vencedora do jogo 01 jogará contra a dupla 2.ª colocada, em par de pistas determinado pela organização, e a dupla que vencer esta partida, passará para a etapa seguinte; Se houver empate neste jogo a vitória será da dupla melhor classificada para esta disputa.

Jogo 3: a dupla vencedora do jogo 02 jogará contra a dupla 1ª colocada. Será jogada uma partida entre ambas e se houver empate ou vitória da dupla 01, a mesma será declarada campeã do evento. Porém, se houver vitória da dupla 02, será realizada nova partida entre ambas e a vencedora desta partida será a campeã do evento. Se houver empate nesta partida, a vitória será da dupla 01, por ter se classificado em primeiro lugar para a Fase Final.

4. DA COMPETIÇÃO INDIVIDUAL: O resultados obtidos na primeira data serão homologados para a CBBOL,FPBOL e ABJB;O resultados obtidos na segunda data serão homologados para a FPBOL e ABJB.BS; Só será considerado para o ranking Paulista e ABJB o resultado das primeiras 24 partidas que o atleta participar.

5. DAS INSCRIÇÕES:

1.5 Fica estabelecida a data de 21 de agosto de 2002 como limite de prazo para inscrição de duplas para a data principal do evento e dia 26 de agosto de 2002 para a segunda etapa.

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, COM A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.


2.5 No Sanpa’s Bowling - Tel: (11) 3836-0120 ou (11) 3834-9177
e-mail sanpasbowling@aol.com ou com Elimar Dantas - Tel : (11) 9708-5436 ou 9573-9032, e-mail elimardantas@hotmail.com

3.5 TAXA DE INSCRIÇÃO: Cada atleta pagará o valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais), como inscrição para cada evento que participar. Os atletas que ainda não pagaram a semestralidade da CBBOL ou da FPBOL deverão faze-lo junto ao representante da mesma, durante o evento. As taxas de inscrição deverão ser depositadas em conta bancaria a ser divulgada aos atletas ou ao organizador do evento e diretoria da ABJB, até o dia 19 de agosto para garantirem suas inscrições.

6. DOS RESPONSÁVEIS: A CBBOL nomeará um delegado para o acompanhamento da competição, conforme descrito na NORMABOL.

1.        O evento terá um arbitro geral que será indicado pela comissão organizadora do evento a qual responderá por todos os aspectos técnicos e disciplinares do mesmo.

2.        O evento será organizado pelo Sr. Elimar Dantas, e sua equipe, o qual procurará fornecer aos participantes, os resultados oficiais da competição o mais rápido possível.

3.        Haverá uma equipe de apoio ao evento, cujos nomes serão divulgados durante o evento;

OBS: Solicita-se aos participantes que acompanhem seus resultados , para que não haja problemas de se computar valores errados. A súmula de jogo ‚ é o documento oficial do evento, e o que for nela anotado, será computado. Solicita-se, então, que os atletas verifiquem, ao término de cada partida, se seus valores anotados estão corretos.

Qualquer dúvida , deverá o atleta procurar o Organizador do evento, para que o mesmo o oriente e esclareça quaisquer  dúvidas.

7. DO POSICIONAMENTO DOS ATLETAS NAS PISTAS: Para a 1ª rodada da primeira etapa os atletas inscritos serão posicionados por sorteio, para 2.ª rodada uma pista a direita do termino da 1ª rodada, para 3ª rodada pela  classificação do evento; Para 1ª e 2.ª rodada da segunda etapa etapa os atletas inscritos serão posicionados por sorteio, para a 3ª rodada os atletas serão posicionado pela classificação do evento.

8. DAS PISTAS RESERVAS: Será reservado um par de pistas, para a eventualidade de avarias técnicas em qualquer pista que esteja sendo utilizada. No caso de não haver par de pistas reserva em um determinado momento, e uma partida não poder ser concluída no par de pistas onde foi iniciada, a mesma será anotada e suspensa, sendo concluída, a partir do ponto de interrupção, em outro par de pistas designado pela organização, ao final da rodada. Caso haja falhas técnicas em pistas, que impossibilitem o início de uma partida, os atletas escalados para o par de pistas com problemas, não jogarão a partida com os demais, sendo essa partida jogada ao final da rodada, em par de pistas a ser designado pela organização.

9. DA PREMIAÇÃO: Serão os seguintes os prêmios da competição:

Serão premiadas, com troféus, as duplas que se classificarem até o terceiro lugar nas disputas finais.

PREMIAÇÃO MINIMA PARA AS DUPLAS COM HANDICAP

EQUIVALENTE A R$ 3.000,00 (Três mil reais).

10. DO CONDICIONAMENTO DAS PISTAS: O condicionamento de pista para cada rodada e para as finais fica a critério do Sanpa’s Bowling.

11. DAS DATAS E HORÁRIOS: É a seguinte previsão de horários para os turnos da competição:

Para 1ª Etapa:
No dia 23 terá início as 13h30 e nos dias 24 e 25 terá inicio as 9h

Para 2.ª Etapa:
Nos dias 28 e 29 terá início as 19h.
No dia 30 terá inicio as 13h30 e nos 31 agosto e 1.º setembro terá início as 9h

Qualquer mudança nesta programação será avisada aos atletas com antecedência.

12. DAS FALTAS, ATRASOS e RESERVAS:

Será atribuído o "blind" ao atleta na(s) linha(s) que estiver ausente, a média do ranking usado para o evento menos 20 pontos, o "blind" será usado em apenas e no máximo para oito linhas e somente para um componente da dupla. Para o ranking Brasileiro, a CBBOL será informada sobre o número de partidas que cada atleta realmente jogou a fim de se fazer à pontuação normal dos participantes. Se porventura alguma das duplas semifinalistas tiver algum problema e não puder participar das semifinais, a mesma será imediatamente substituída pela seguinte na classificação geral . Não será permitido que qualquer dupla inscreva um novo atleta para a disputa das finais.

13. DO COMPORTAMENTO E PERMANÊNCIA NAS PISTAS:

Por tratar-se de campeonato oficial, os padrões de comportamento exigido dos atletas nas áreas de “approach“ e de descanso, será o estabelecido nas normas oficiais da FIQ e da CBBOL. Deve-se observar que não será permitido o consumo de bebidas ou alimentos dentro da área das pistas (mesmo área de descanso), e que é terminantemente proibida a permanência de pessoas nas áreas de jogo e/ou descanso, que não estejam participando do evento como atletas, ou trabalhando oficialmente para o evento.

Deve-se respeitar, na hora do arremesso, somente uma pista de cada lado, sendo aconselhável o bom senso de não se andar ou correr junto aos atletas das pista vizinhas. È  proibido fumar ou beber na área de jogo.

14. UNIFORME: Os atletas deverão participar do evento com camisetas alusivas ao Boliche, sendo que atletas componentes de uma mesma dupla deverão jogar com camisas iguais.

15. DISPOSIÇÕES GERAIS: Para todas e quaisquer situações, serão aplicadas as regras estabelecidas pelos órgãos superiores, FIQ e CBBOL.

Os casos não previstos ou omissos no presente regulamento, serão definidos pela Diretoria Técnica da Associação Brasileira de Jogadores de Boliche.

São Paulo , 16 de Agosto de 2002

ABJB - Associação Brasileira de Jogadores de Boliche

 

[TOPO]