BOLICHE FORA DO PAN SANTIAGO 2023

By
Updated: agosto 12, 2019

Atualizando: A Panam Sports divulgou nesta quinta-feira (5 de março) uma lista inicial das modalidades que estarão presentes na próxima edição dos Jogos Pan-Americanos.

A novidade ficou por conta da inclusão do skate entre os esportes confirmados.

A modalidade iria estrear na edição do Pan em Lima, no ano passado, no entanto, vários atletas de peso precisaram desistir de participar da competição.

A desistência foi devido a um outro torneio que contava pontos para o ranking olímpico, então o skate acabou sendo excluído alguns meses antes do evento.

Boliche fora em 2023. Por enquanto.

Nesse anúncio alguns esportes acabaram ficando de fora da lista para a próxima edição do Pan.

São eles o Boliche, o Fisiculturismo, a Pelota Basca, o Squash e o Raquetebol.

Dessas modalidades excluídas, o Brasil acaba sentindo a ausência principalmente do boliche, que vinha figurando nos Jogos Pan-Americanos desde a edição de 1991, em Havana.

Isso porque o país já conquistou quatro medalhas seguidas no Boliche, tendo como grande destaque o tri-medalhista Marcelo Suartz, que foi Ouro em Toronto 2015, Prata em Lima 2019 e Bronze em Guadalajara em 2011.

A outra medalha brasileira é a Prata conquistada pela dupla Rodrigo Hermes e Fábio Rezende no Rio 2007.

Ainda segundo o comunicado, outros esportes ainda poderão ser adicionados à lista, conforme a condição de estrutura e investimentos da cidade sede analisados pela Panam Sports.

A decisão final deve acontecer na próxima reunião do Comitê Executivo da entidade, marcada para o início de junho, em Cali.

O primeiro PAN Juvenil terá o esporte Boliche

Vale lembrar que no próximo ano ocorrerá a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juvenis, e o Boliche faz parte das modalidades esportivas deste evento

A Classificatória do Boliche para este Pan Juvenil será realizado este ano também em Cali em dezembro.

Serão oito países de cada modalidade (masculina e feminina) e se classificarão dois atletas de cada país.

A Panam Sports

A Panam Sports, entidade organizadora dos Jogos, já tinha intenções em diminuir o número dos esportes não-olímpicos para a próxima edição.

A temporada dos Jogos Pan-Americanos é a única oportunidade, a cada quatro anos, dos espectadores assistirem um pouco de esportes inusitados e sem repercussão nas mídias.

Nesta edição de 2019, em Lima, foram sete esportes não-olímpicos, já que caratê e surfe farão sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Boliche, Esqui Aquático, Patinação Artística e Squash são os outros esportes, que já participam há várias edições do programa.

Ivar Sisniega, secretário-Geral da Panam Sports, antiga Odepa, declarou que o plano é ter apenas seis esportes não-olímpicos em Santiago-2023.

Ele não esclareceu se os esportes adicionais seriam considerados a partir da lista de “esportes fixos” do COI ou se da lista dos esportes que serão disputados em Paris-2024.

“A discussão inicial do Comitê Executivo é que temos que ser seletivos e ter certeza que esses esportes não-olímpicos devem assegurar seu lugar nos Pan-Americanos.

A regra básica é que dos nossos 41 Comitês Olímpicos, pelo menos 20 devem ter uma federação reconhecida, em funcionamento”., explicou Sisniega.

O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, declarou que a meta de adicionar mais eventos qualificatórios para as Olimpíadas pode ser uma razão para diminuir o número de esportes não-olímpicos.

Cali, capital do Estado do Valle del Cauca, na Colômbia, foi eleita sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juniores em 2021, após uma votação do comitê executivo da Panam Sports em San José, na Costa Rica.

Os Jogos Pan-Americanos Juniores serão um marco importante na rica história esportiva da Colômbia e de Cali, pois serão realizados no ano comemorativo do 50.º aniversário dos Jogos Pan-Americanos de Cali 1971.

No passado, a sexta edição do principal evento multiesportivo do continente iniciou uma nova era do esporte em Cali, tornando a cidade a Capital do Esporte da Colômbia.

Muitos dos locais construídos para os Jogos Pan-Americanos 1971 serão reutilizados em 2021, comprovando o grande legado que deixaram para a cidade e a nação.

Deixe uma resposta

× Clique aqui e fale com o editor deste site.