ESPECIFICAÇÃO
DOS PINOS DE BOLICHE
Os procedimentos adotados na aprovação dos pinos pelo departamento de
especificações técnicas da ABC/WIBC são adequados. Em conseqüência, a WTBA aprovará
todos os pinos aprovados pela ABC/WIBC.
MATERIAL - Pinos aprovados devem ser feitos de material duro e bom. Cada
pino pode ser construído de 1, ou laminado de 2 ou mais pedaços, desde que os pinos
fiquem dentro das especificações. Todas as laminações devem ser feitas paralelas ao
eixo vertical do pino. Será permitida madeira nova e usada, desde que os pinos novos e/ou
reconstruídos fiquem dentro das especificações da WTBA.
PESO - Cada pino coberto de plástico não deve pesar menos de 3 libras e
6 onças (1531 gramas) e não mais de 3 libras e 10 onças(1645 gramas).
EQUILÍBRIO - O centro de gravidade do pino deve ser medido do fundo do
pino e não deve ser maior que 5 60/64 e nem menor que 5 40/64 polegadas.
QUANTIDADE DE UMIDADE - A quantidade de umidade de qualquer pino não
deve ser maior que 12% e nem menor que 6%. Em pinos laminados, cada pedaço individual
não deve ter mais que 2% de quantidade de umidade na hora de estar colando.
ACABAMENTO - Pinos de um pedaço único ou laminado devem ter acabamento
com madeira aprovada, e sua cobertura deve ser transparente (clara) e/ou pintado de branco
com exceção das marcas, símbolos de identificação e nomes. Acabamentos de madeira
regular de 0.004 polegadas de película de espessura são aceitos.
DESIGN E MEDIDAS - A altura de cada pino deve ser de 15 polegadas com a
tolerância de 2/64 polegadas.Todos os pinos devem ter uma base aprovada de plástico
unida ou com um plástico ou fibra introduzido, medindo em seu diâmetro exterior não
menos que 2 polegadas.
O topo do pino deve ter um arco uniforme de 1.273" de raio. Uma tolerância máxima
ou mínima de 2/64 (0.031) polegadas será permitida. A mesma tolerância será permitida
no diâmetro em cima e em baixo. A diminuição da espessura deve ser gradual de ponto
para ponto, portanto, todas as linhas devem ter uma delicada curva.
Nenhuma parte da base deve estender-se além da ligação da base, porém, a porção da
base dentro da ligação da base pode ser retirado até 0.025 polegadas. Todos os pinos
devem ser arredondados na beira exterior da base e produzidos com um raio de 5/32 (0.156)
de polegada com a tolerância máxima e mínima de 2/64 (0.031) de polegada. O diâmetro
da beira arredondada da base não pode ser menor que 2 polegadas.
[TOPO]
ESPECIFICAÇÕES DA BOLA DE
BOLICHE
MATERIAL - Uma bola de boliche regulamentar deve ser
construída de um material não metálico e deve seguir as seguintes especificações de
peso, balanceamento e tamanho.
PESO E TAMANHO - As bolas de boliche não devem ter uma circunferência
maior que 27 polegadas e não devem ter um peso maior que 16 libras. O diâmetro de
qualquer bola deve ser constante. A superfície da bola deve ser livre de depressões ou
buracos de desenho específico, exceto por furos e cortes usados para segurar a bola,
letras e números de identificação, marcas acidentais causadas pelo gasto.
[TOPO]
|
REGRAS BÁSICAS
1.ª Regra - DEFINIÇÃO DO JOGO
O jogo de boliche consiste de dez frames. Um jogador tem direito a duas bolas em cada
um dos nove primeiros frames, a menos que um strike seja marcado. No décimo frame, o
jogador tem direito a três bolas caso um strike ou um spare sejam marcados.
Cada jogador completará seus frames seguindo-se a sequência normal.
Um lançamento legal acontece quando o jogador solta a bola e essa
atravessa a linha de falta e percorre a área de jogo. Todo lançamento é válido, a
menos que se marque uma bola morta. O lançamento deverá ser feito apenas com as mãos.
Nenhum dispositivo que se desprenda ou que se mova pode ser incorporado à bola.
2.ª Regra - CONTAGEM DOS PONTOS
Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro
lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado
correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento
deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo
frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele
lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser
feita imediatamente. Exemplo:
FRAME |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
PINOS DERRUBADOS |
X |
|
X |
|
X |
|
7 |
2 |
8 |
/ |
F |
9 |
X |
|
7 |
/ |
9 |
- |
X |
X |
8 |
PONTOS |
30 |
57 |
76 |
85 |
95 |
104 |
124 |
143 |
152 |
180 |
|
3.ª Regra - STRIKE
Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento do
frame. O strike é anotado com um (X) no canto esquerdo superior do quadrado
correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike
dez pontos mais o número de pinos derrubados nas duas próximas bolas.
4.ª Regra - DUPLO
Dois strike consecutivos são um duplo. Conta-se para um duplo vinte pontos mais o
número de pontos do primeiro lançamento feito após o segundo strike.
5.ª Regra - TRIPLO
Três strikes consecutivos são um triplo. Se conta para o primeiro strike trinta
pontos. O máximo de pontos possíveis num jogo de boliche é trezentos (300), e para isso
são necessários doze (12) strikes consecutivos.
[TOPO]
|
6.ª Regra - SPARE
O spare acontece quando os pinos que não foram derrubados no primeiro lançamento
são derrubados no segundo arremesso do mesmo frame. O spare é marcado com um (/) no lado
direito superior do quadrado referente àquele frame. A conta para um spare é de dez (10)
pontos mais os pontos do próximo lançamento.
7.ª Regra - ERRO
O erro acontece quando após os dois lançamentos do frame os dez pinos não forem
derrubados, a não ser que os pinos que ficaram de pé formem um split.
8.ª Regra - SPLIT
O split é o conjunto de pinos que restaram de pé após o primeiro lançamento do
frame, sempre que o pino 1 tenha sido derrubado e:
- pelo menos um pino tenha caído entre dois pinos que ficaram de pé. Exemplo:
7-9/3-10.
- pelo menos um pino tenha sido derrubado imediatamente à frente de dois ou mais
pinos que tenham ficado em pé. Exemplo: 5-6.
OBS: Um split é identificado geralmente por um círculo ou quadrado em volta do
resultado da primeira bola.
9.ª Regra - ANDAMENTO DO JOGO
Um jogo deve ser jogado em duas pistas (um par), uma imediatamente ao lado da outra.
Os jogadores que competem nas equipes, trios, duplas e individuais, devem jogar um frame
em uma pista e, no frame seguinte, alternar para a outra pista, jogando ao final da
partida cinco (5) frames em cada pista.
OBS: No formato BAKER, os jogadores das equipes, tercetos, duplas e individuais,
sucessivamente e em ordem regular, jogam e completam consecutivamente os frames dentro de
um mesmo jogo. Os times devem alternar as pistas dentro do par depois de dez frames.
10.ª Regra - ORDEM DOS JOGADORES
Um ou mais jogadores podem estar anotados em um par de pistas. Depois que se tenha
começado a jogar uma série, não poderá haver alterações na ordem da pista, exceto
substituições de acordo com as regras.
[TOPO]
|
11.ª Regra - JOGOS INTERROMPIDOS
Os juízes do torneio podem autorizar o término de um jogo ou de uma série em outro
par de pistas quando houver falha no equipamento nas pistas iniciais. O jogo ou a série
deverão ser recomeçados do ponto onde foram interrompidos.
12.ª Regra - PINOS CAÍDOS VÁLIDOS
Os pinos que se devem creditar ao jogador dentro de um lançamento legal são:
a) Os pinos derrubados pela bola ou por outro(s) pino(s).
b) Pinos derrubados por outro(s) pino(s) que tenha batido e voltado das paredes do
lado ou da parede posterior da pista.
c) Pinos derrubados por outro(s) pino(s)que tenham batido na pá enquanto esta se
encontra em repouso antes de varrer os pinos caídos na pista.
d) Pinos que fiquem inclinados apoiados na parede no canto da pista.
Todos estes pinos são considerados derrubados e devem ser removidos antes do próximo
lançamento.
13.ª Regra - PINOS CAÍDOS INVÁLIDOS
Quando alguma das situações seguintes ocorrer, o lançamento será válido porém o
resultado do mesmo não será:
a) A bola sai da pista (cai na canaleta) antes de alcançar os pinos.
b) A bola bate e volta da parede posterior derrubando pinos.
c) O pino derruba outro(s) pino(s) após ter batido no corpo, braços, e pernas do
pineiro.
d) O pino é tocado pela máquina.
e) Qualquer pino que caia quando se estiver removendo os pinos caídos.
f) Qualquer pino derrubado pelo pineiro.
g) Quando o jogador cometer uma falta.
h) Quando houver pinos caídos na pista ou na canaleta e a bola entrar em contato
com esses pinos antes de deixar a superfície da pista.
Se houver pinos derrubados ilegalmente e o jogador tiver que fazer mais lançamentos
dentro do mesmo frame, o(s) pino(s) derrubado(s) ilegalmente deverão ser colocados em seu
lugar de origem.
14.ª Regra - PINOS MAL COLOCADOS
Quando um lançamento é feito, e imediatamente depois se descobre que havia pinos mal
colocados, porém nenhum faltando, o lançamento e o resultado são válidos. É
responsabilidade de cada jogador determinar se os pinos estão corretamente colocados. O
jogador pode insistir para que os pinos colocados de maneira incorreta sejam recolocados
antes do lançamento; de outra maneira, a colocação é considerada correta.
Não pode haver mudanças na posição dos pinos não derrubados após o primeiro
lançamento, mesmo que a máquina tenha movido ou colocado de maneira errada este pino
depois do primeiro lançamento.
15.ª Regra - PINOS REBATIDOS
Pinos que tenham sido rebatidos e tenham ficado de pé na pista, devem ser contados
como pinos de pé.
[TOPO]
|
16.ª Regra - PINOS QUE NÃO DEVEM SER CREDITADOS
Nenhum pino pode ser concedido ao jogador e apenas os pinos que foram derrubados ou
que foram tirados da superfície da pista por um lançamento válido podem ser contados.
17.ª Regra - REPOSIÇÃO DE PINOS
Um pino pode partir-se ou danificar-se seriamente durante o jogo. Neste caso, ele deve
ser substituído por outro o mais uniforme possível com o peso e a condição dos outros
pinos. Os juízes do torneio devem determinar quando a substituição deve ocorrer.
18.ª Regra - BOLA MORTA
Uma bola é considerada morta nas seguintes situações:
a) Depois do lançamento (e antes do próximo lançamento na mesma pista) , se
chama imediatamente a atenção para a falta de um ou mais pinos.
b) Quando alguém interfere na colocação de qualquer um dos pinos antes da bola
chegar aos pinos.
c) Quando alguém tira ou interfere no movimento do pino antes que este tenha
parado.
d) Um jogador joga na pista errada ou na hora errada. Ou um jogador de cada time no
par de pistas joga na pista errada.
e) Um jogador é fisicamente interrompido por outro jogador, espectador, objeto
móvel ou pineiro durante o lançamento da bola e antes do lançamento ser completado.
Neste caso, o jogador tem o direito de aceitar o resultado do lançamento ou declarar a
bola morta.
f) Qualquer pino é movido ou derrubado enquanto o jogador lança a bola e antes
que a bola alcance os pinos.
g) Uma bola lançada entra em contato com um objeto exterior.
Quando se declara uma bola morta, o lançamento não conta. Os pinos que estavam parados
quando ocorreu a bola morta devem ser repostos e o jogador tem direito a repetir o
lançamento.
19.ª Regra - JOGAR NA PISTA ERRADA
Como foi especificado na 18.ª regra, se deve declarar bola morta e o jogador ou
jogadores devem voltar a jogar na pista certa quando:
a) O jogador joga na pista errada.
b) Um jogador de cada time no par de pistas joga na pista errada.
b.1) Se mais de um jogador de um mesmo time joga na pista errada na sua vez, essa
linha será completada sem correções. Qualquer linha posterior deve ser iniciada na
pista prevista anteriormente.
b.2) Em uma competição de confronto direto individual, onde o jogador joga dois
frames de cada vez na sua vez de jogar, se o jogador joga na pista errada, deve ser
declarada uma bola morta e o jogador deve jogar nas pistas corretas, sempre que o erro
seja descoberto antes de que outro jogador tenha feito o lançamento. De outra maneira a
anotação se mantém, jogando todos os frames restantes nas pistas certas.
20.ª Regra - DEFINIÇÃO DE FALTA
Uma falta ocorre quando uma parte do corpo pisa ou passa a linha de falta e toca
qualquer parte da pista, equipamento ou estrutura durante ou depois do lançamento.
[TOPO]
|
21.ª Regra - FALTA INTENCIONAL
Quando um jogador comete uma falta deliberadamente para beneficiar-se, o resultado
desse lançamento será zero (0), e não poderão ser realizados lançamentos posteriores
nesse frame.
22.ª Regra - UMA FALTA EQUIVALE A UM LANÇAMENTO VÁLIDO
Quando se registra uma falta, o lançamento conta mas não é creditado ao jogador
nenhum dos pinos derrubados por esse lançamento. Se o jogador que cometeu a falta ainda
tem direito a algum lançamento nesse frame, os pinos que foram derrubados quando a falta
ocorreu devem ser recolocados.
23.ª Regra - DETECÇÃO DE UMA FALTA
Os juízes do torneio podem adotar e utilizar qualquer dispositivo de detecção de
faltas automático aprovado pela WTBA. Quando não se tem nenhum disponível, deve-se
manter um juiz de linha colocado numa posição tal que tenha uma visão sem obstáculos
da linha de falta. Se um dispositivo detector de falta se encontra danificado
temporariamente, os juízes do torneio devem definir um juiz de linha ou autorizar os
anotadores oficiais a marcar faltas.
24.ª Regra - FALTA EVIDENTE
Se um dispositivo automático de detecção de falta ou um juiz de linha não marcam
uma falta que é evidente, esta deve ser marcada e declarada:
a) Aos capitães ou a um ou mais membros de cada um dos times que está competindo.
b) Ao anotador oficial.
c) A um juiz do torneio.
25.ª Regra - APELAÇÃO DE FALTA
Não devem permitir-se apelações quando se marca uma falta, a menos que:
a) Se tenha provado que o dispositivo automático não está operando
apropriadamente.
b) Exista suficiente evidência de que o jogador não cometeu falta.
[TOPO]
|
26.ª Regra - BOLA PROVISÓRIA
Uma bola ou frame provisório pode ser executado por um jogador quando foi feito um
protesto que envolva uma falta, uma caída ilegal de pinos ou uma bola morta e não pode
ser resolvido pelas autoridades do torneio.
a) Se a discussão ocorre no primeiro lançamento de qualquer frame, ou no segundo
lançamento do décimo frame depois de um strike no primeiro lançamento desse frame:
a.1) Se a discussão é sobre uma falta, o jogador deve completar o frame, e em
seguida, fazer um lançamento provisório com todos os pinos.
a.2) Se se trata de uma caída ilegal dos pinos, o jogador deve completar o frame e
logo depois fazer um lançamento provisório aos pinos que ficariam em pé no caso de não
ter acontecido a caída mencionada.
a.3) Se a discussão é sobre a declaração de uma bola morta, o jogador deve
completar o frame e logo jogar um frame provisório completo.
b) Se a discussão ocorre no lançamento de spare, ou no terceiro lançamento do
décimo frame, não é necessário lançar uma bola provisória a menos que a discussão
seja sobre se se tem ou não que declarar uma bola morta. Nesse caso se deve jogar uma
bola provisória com os mesmos pinos que estavam em pé quando a bola em disputa foi
jogada.
27.ª Regra - BOLA DE BOLICHE - PROPRIEDADE PRIVADA
Uma bola de boliche se considera propriedade do seu dono. É proibido usar a bola de
outro jogador sem o seu consentimento.
28.ª Regra - BOLA DE BOLICHE - MODIFICAÇÃO DE SUPERFÍCIE
É proibido modificar ou alterar a superfície da bola com o uso de abrasivos ou
líquidos enquanto se está jogando um torneio. Todas as bolas que tenham sido alteradas
devem ser retiradas da competição.
Não está proibido o uso de reconhecidos limpadores de bolas ou máquinas de polimento
durante uma competição.
Obs: Se se demonstra que um jogador tinha conhecimento prévio de que a sua ação
estava violando esta regra, a(s) linha(s) nas quais isto ocorreu, serão eliminadas. Além
disso, o jogador pode ser retirado do torneio em andamento.
29.ª Regra - CONSERVAÇÃO DO APPROACH
É proibida a aplicação de qualquer substância estranha em qualquer parte do
approach que impeça os demais participantes de
jogar em condições normais. Isto inclui, mas não está limitado a, substâncias tais
como talco, pedra pomes e resina nos sapatos;
também solas de borracha macia que estraguem o approach são proibidas. Talco não deve
ser colocado dentro da área dos jogadores.
30.ª Regra - PROTESTOS - ERROS DE ANOTAÇÕES
O erro de anotação ou de soma deve ser corrigido por um juiz oficial do torneio
imediatamente depois do seu descobrimento. Os erros questionáveis devem ser decididos
pela comissão técnica do torneio.
O tempo limite para apresentar o protesto sobre erros de anotação deve ser de uma hora a
partir do término da partida para cada dia do torneio, mas deve ser antes da entrega da
premiação ou do começo da partida seguinte (em torneios de eliminação), o que
acontecer primeiro.
Cada protesto dentro desta regra deve ser específico e não se deve ser utilizado para
cobrir qualquer erro igual ou similar ocorrido anteriormente.
[TOPO]
|
31.ª Regra - PROTESTOS - PRÉ-REQUISITOS - FALTAS -
REGRAS GERAIS DE JOGOS
Os protestos que envolvam pré-requisitos ou regras de jogo devem ser apresentados por
escrito a um juiz oficial do torneio nas 24 horas seguintes ao jogo em que ocorreu a
infração ou antes da premiação, o que ocorra primeiro.
Quando um protesto é feito envolvendo queda de pinos ou falta, um representante da
Federação envolvida deve estar presente no julgamento relativo ao protesto.
Se não se apresenta um protesto por escrito antes de que acabe o período acima dito, o
jogo ou jogos devem ficar como estavam.
Um protesto baseado nesta regra não pode ser feito para cobrir uma violação similar ou
anterior.
Os protestos em campeonatos mundiais, zonais e regionais devem ser feitos de acordo com as
regras.
32.ª Regra - MARCAÇÃO OFICIAL
Num torneio é necessário que haja marcações oficiais para registrar todas as
partidas jogadas ou um dispositivo de marcação automática aprovado.
Caso a marcação feita não seja eficaz e os jogadores afetados não possam corrigir os
erros, eles poderão registrar seus próprios pontos desde que sob a supervisão da
gerência do torneio. No torneio de confronto direto eliminatório, quando a contagem dos
pinos não é levada adiante, a gerência do torneio pode autorizar o jogador a guardar a
marcação.
Cada torneio e/ou partida aprovada deve manter uma marcação indicando os pinos caídos
em cada bola, para que um exame frame a frame possa ser feito. Cada jogador ou capitão do
time deve receber uma cópia da marcação e assinar a cópia oficial imediatamente após
jogar, para validar sua marcação.
Depois de uma marcação ter sido registrada, ela não pode ser mudada, a menos que haja
um erro óbvio. O erro deve ser corrigido pelo juiz oficial do torneio imediatamente após
ter sido descoberto. Erros questionáveis devem ser decididos pelo gerente do torneio,
que, por regra, pode estipular um tempo limite para a correção dos erros.
Uma partida ou um frame irremediavelmente perdido pela marcação, pode ser jogado
novamente com a aprovação da gerência do torneio a menos que esse procedimento seja
proibido pelas regras do torneio.
33.ª Regra - ATRASOS
Qualquer jogador ou time que se atrasem devem começar a jogar a partida do frame que
estiver sendo jogado na pista ou par de pistas no qual estavam registrados. Se estiverem
escalados sozinhos devem começar a jogar a partir do menor frame dentre os que estão
sendo jogados na competição.
34.ª Regra - JOGO LENTO
a) Um jogador que está se preparando para subir no approach e fazer um lançamento
tem os seguintes direitos e obrigações:
a.1) Pode pedir prioridade somente a um jogador que esteja se preparando para jogar
na pista imediatamente à sua esquerda.
a.2) Deve esperar pelo jogador que está subindo no approach ou preparando-se para
jogar na pista imediatamente à sua direita.
a.3) O jogador deve estar pronto para jogar quando for sua vez e não deve atrasar
o começo de seu approach ou lançamento se as duas pistas, esquerda e direita, adjacentes
à sua pista estiverem desocupadas.
b) Quando um jogador não cumpre com os procedimentos mencionados no parágrafo 1
deve-se considerar jogo lento. Um jogador que não cumprir com este procedimento deve ser
advertido por um juiz oficial do torneio:
b.1) Com cartão branco para a primeira advertência (sem punição).
b.2) Com cartão amarelo para a segunda advertência (sem punição).
b.3) Para a terceira advertência e qualquer outra advertência posterior nos jogos
de um mesmo bloco deve-se mostrar um cartão vermelho ao jogador e conceder zero (0) pinos
no frame. (Obs: Os blocos de partidas estão definidos nas regras como de sessões
de seis (6) jogos para individuais e duplas, de três jogos para tercetos e equipes de
cinco, e de todas as partidas do dia nos match play (round - robin)). Caso haja alguma
dúvida, a decisão será tomada pelo Comitê que dirige o torneio.).
c) Para interpretação das imposições desta regra, o gerente do torneio deve
especificamente inspecionar o jogador ou o time que leve mais de 4 frames atrás do líder
no individual, duplas ou masters; ou mais de 2 frames atrás nos tercetos ou times não
contando os pares finais de pistas.
d) Caso haja alguma dúvida em relação a esta regra, na final de masters a
decisão será tomada pelo comitê que dirige o torneio.
35.ª Regra - FUMO E BEBIDA
Os jogadores não podem fumar, comer, consumir álcool ou estar sob a influência de
álcool durante a competição (no período de jogo). Caso essa regra seja desobedecida
pelo jogador, ele poderá ser suspenso do bloco de partidas que estava participando pelo
comitê técnico. São permitidas bebidas não alcoólicas desde que consumidas fora da
área de jogo.
|
AS REGRAS COMPLETAS DA F.I.Q.
ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD NO SITE DA CBBOL
|
AGRADECEMOS A
COLABORAÇÃO DE CAROL BADARÓ
[TOPO]
|