REGRAS DO BOLICHE – 1 PAR DE PISTAS CORTESIA

By
Updated: Fevereiro 5, 2018

 As Regras do Boliche são muitas, detalhadas e específicas. Para ver as demais regras do Boliche mais importantes, clique aqui.

A World Bowling, instituição máxima do Boliche, é quem determina as regras aplicadas no esporte Boliche.

Para mais informações sobre Regras do World Bowling, clique aqui.

Os jogadores de boliche, quando participam de campeonatos oficiais, devem se submeter às regras dos organizadores dos eventos.

Além das regras técnicas e disciplinares, os jogadores, quando em competições oficiais, também devem seguir as Regras de Etiqueta.

A REGRA DE SE RESPEITAR UM PAR DE PISTAS COMO CORTESIA

Nesse artigo, vamos destacar uma das Regras de Etiqueta, que é a de não subir no approach (área de arremesso da bola), quando outro jogador faz o mesmo movimento nas pistas ao lado.

Durante muitos anos, a prática comum durante os campeonatos era de não subir no approach, para sacar a bola, se UMA das pistas ao lado estivem com jogador prestes a jogar.

Atualmente, para tornar as disputas mais dinâmicas, a World Bowling está solicitando que os organizadores apliquem a regra de se respeitar um PAR de pistas, ao invés de uma única pista.

Na prática, a adoção dessa Regra do Boliche pode gerar algumas dúvidas entre os participantes dos Campeonatos, o que fez algumas instituições gravarem vídeos a respeito.

Clique na capa do álbum abaixo, para abrir e ver as principais imagens do vídeo divulgado pelo World Bowling (publicado no final desse artigo).

Vídeo da Bowling Academy sobre essa Regra do Boliche do Par de Pistas de Cortesia:

OUTRAS REGRAS DE ETIQUETA

1. Fique atento ao jogo e sempre dê preferência ao jogador que está à sua direita. Ele deve jogar primeiro.
*** OBSERVAÇÃO: essa regra foi modificada conforme o texto desse artigo.

2. Seja cauteloso e firme, porém evite exagerar na lentidão quando estiver no approach.

3. Acompanhe o ritmo do jogo, sempre esteja pronto pouco antes da sua vez de jogar.

4. Posicione-se ao lado do retorno quando chegar sua vez, sem fazer movimentos que possam atrapalhar o lançamento do outro jogador.

5. Não use o equipamento alheio (bolas, sapatos e acessórios) sem permissão.

6. Não altere as condições do approach usando qualquer tipo de pó (slide, grip, talco, etc) ou líquido.

7. Esteja sempre concentrado, isso é essencial para o bom desempenho no boliche. Não interfira na concentração do outro jogador.

8. Tenha paciência com as máquinas de reposição de pinos e de retorno de bolas. Prepare sua jogada após o término do ciclo, indicado pelo levantamento da barra varredora de pinos.

9. Tenha cuidado e respeito com as pessoas e os equipamentos. Não agrida o retorno de bolas ou qualquer outra peça, com chutes ou murros. Nem jogue a bola de forma danosa.

10. Saiba vencer e perder. Não exagere na comemoração e respeite os adversários de pistas. Nelson Mandela dizia: “Nunca perdi. Ou venci ou aprendi.”

No Brasil, as Regras do Boliche são determinadas pela Confederação Brasileira de Boliche (Boliche Brasil).

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE