QUEM INVENTOU O BOLICHE?

By
Updated: Janeiro 17, 2017

Rolar uma bola para derrubar objetos alinhados em forma de um alvo, talvez seja a habilidade mais básica, relacionada aos esportes, que uma criança pode aprender – .

Esta atividade de lazer se tornou esporte profissional, geralmente praticado em locais fechados.

Porém, não necessariamente, pois já aconteceram finais de campeonatos internacionais de Boliche em uma Avenida de Las Vegas como também ao ar livre, ao lado das pirâmides do Egito.

Reno – Las Vegas

Quem inventou o boliche? Pistas ao ar livre, ao lado das Pirâmides do Egito

Afinal, quem inventou o Boliche?

Esse jogo que denominamos Boliche aqui no Brasil, Bowling em quase todo o mundo e Bolos em alguns países de língua espanhola?

Na verdade a origem exata do esporte é um tanto quanto nebulosa e o nome do inventor do boliche talvez nunca venha a ser conhecido.

No entanto, existem algumas pesquisas e descobertas que podem ter chegado bem perto de explicar o momento da criação do Boliche.

Um egiptólogo britânico, Sir William Flinders Petrie, chefiou uma equipe que descobriu o que se pareceu muito com pinos primitivos, algumas bolas e outros materiais encontrados no túmulo de uma criança egípcia.

Seriam os inventores do boliche os egípcios? Esse material encontrado foi datado em 3200 A.C, o que daria, então, ao Boliche mais de 5.000 anos de idade.

Outras pistas sobre quem inventou o boliche

De acordo com algumas evidências encontradas por arqueólogos italianos, o Boliche antigo era uma combinação de um jogo de bolas lançadas sobre uma plataforma com o bilhar.

Teria sido jogado na região de Narmoutheos, ao sul do Cairo.

Essa instalação foi encontrada em uma sala enorme, onde havia duas bolas de pedra dispostas sobre um piso de pedra, com aproximadamente 4m de comprimento, 20cm de largura e 10cm de profundidade, muito semelhante a uma pista de boliche, como conhecemos hoje.

Essa suposta pista tinha uma abertura quadrada de 10cm bem no centro dela.

Essa sala era anexa à outra estrutura, provavelmente uma residência que remonta ao período romano entre o segundo e terceiro século A.C.

Debaixo dessa pista, também descobriram um grande vaso de terracota que estava cheio de areia.

As bolas que encontraram tinham diâmetros variados.

Havia uma que cabia perfeitamente na abertura quadrada e outra que poderia rolar ao longo da pista.

Algumas descobertas sugerem também que o jogo seria praticado por dois jogadores, posicionados nas duas extremidades da pista.

Um jogador jogaria a bola maior, e o outro com a menor. Os jogadores se revezariam no lançamento das bolas.

E os protestantes da Alemanha?

Os alemães também reivindicam a invenção do jogo de boliche.

William Pehle, um historiador alemão diz que o Boliche foi inventado na Alemanha por volta de 300 D.C.

Alguns historiadores concordam com Pehle alegando que, por volta desse período, os monges alemães apresentaram um jogo aos seus fiéis, muito parecido ao que seria a base do esporte Boliche, como conhecemos hoje.

Eles fincavam nove pinos (kegels) em formato de losango nas extremidades de uma pista, que representaria o Céu  .

Então rolavam pedras em direção aos pinos para derrubá-los.

Os monges sugeriam que se o jogador, ou melhor dizendo, se o crente fizesse uma boa jogada e atingisse todos os pinos ele seria absolvido de seus pecados, e ganharia o céu.

Quem inventou o boliche? Os alemães?

Martinho Lutero gostava tanto desse jogo religioso que mandou construir uma pista particular em sua casa.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, os jogadores de boliche ainda são chamados de “keglers”.

Com o passar do tempo, o jogo começou a ser jogado fora da igreja.

As pedras que eram lançadas evoluíram para bolas de madeira e, depois, para bolas de plástico,  bolas de uretano e assim até chegarmos as que usamos hoje.

Diziam que o rei Henrique VIII supostamente usava bolas de canhão para jogar.

O holandês (dutch) também jogou um jogo semelhante e na América do século 16 foi chamado de “pinos holandeses” (dutch pins).

O esporte Boliche

A versão mais conhecida do Boliche é aquela com dez pinos (o ten pin bowling) dispostos na formação triangular. Ela foi instituída nos Estados Unidos no século XIX.

Hoje, o Boliche é um esporte oficial, homologado por instituições nacionais e internacionais, e até cotado para ser esporte olímpico.

Os pinos também foram sendo modificados gradualmente em forma e tamanho até atingir o pino padrão que vemos hoje em boliche.

Cada um dos 10 pinos tem 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na metade de sua altura e 7 cm na sua base, pesando cerca de 1,5Kg

Os pinos são torneados e recebem uma capa plástica de 3mm para proteção, sendo balanceados de acordo com as regras da World Bowling que exige um mínimo de 1.531 gramas até 1.645 gramas de peso.

Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.

Dados sobre o boliche

Mais de 100 milhões de pessoas em 90 países jogam boliche pelo menos uma vez por ano.

Mais de 12 milhões de pessoas no mundo competem em ligas de boliche organizadas.

Existem mais de 260.000 pistas de jogo de boliche em mais de 16.000 centros no mundo.

Mais de 10 milhões de partidas são jogadas diariamente.

A indústria de jogo de boliche gasta significativamente mais dinheiro a cada ano que qualquer outro esporte em transportes aéreos e terrestres, restaurantes, hotéis e locação de veículos.

Os Jogadores de boliche excedem as médias nacionais de renda.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) considera importante a equidade nas disputas.

Portanto, merece destaque que 35% dos jogadores de Boliche são mulheres e, em condições normais, as mulheres têm as mesmas chances que os homens.

O COI também apoia a objetividade nas competições.

O Boliche é um dos esportes que menos tem a ver com as opiniões subjetivas de juízes, pois basta registrar quem faz mais pontos.

Finalmente, no Boliche os países menores têm uma chance razoável de ganharem medalhas quando possuem atletas talentosos, assim como no Tiro e no Arco e Flecha.

Sem dúvida o Boliche é o mais democrático dos esportes, com milhões de praticantes e espectadores em todos os continentes.

Deixe uma resposta