DEDO INCHADO AO JOGAR BOLICHE: COMO TRATAR DISSO?

By
Updated: fevereiro 14, 2017

Depois de muito tempo sem jogar boliche, voltei a participar dos campeonatos e, como era esperado, a média que obtive foi medíocre, principalmente porque fiquei sem treinar durante mais de ano. Num esporte que requer precisão e repetição de lançamentos como no Boliche, a falta de treinamento compromete o bom rendimento.

Além disso, tive um efeito colateral foi muito incômodo: meu polegar ficou bem inchado, a ponto de ter que aumentar o buraco na bola para obter algum conforto na pegada do lançamento.

Para contornar o problema fiz o que aprendi nas pistas, bastante gelo e forçar a entrada do polegar envolto por um guardanapo, tentando diminuir o inchaço. Não adiantou nada, então resolvi pesquisar o assunto e o que encontrei vou compartilhar com vocês:

Causas do inchaço

Primeiro é preciso entender a causa do inchaço para planejar um tratamento eficaz.

  • Inchaço causado pela lesão é o mais comum. No boliche uma furação errada ou uma pegada indevida na bola, multiplicada pela repetição do movimento poderá causar a lesão, tanto pela compressão excessiva como pela fricção durante o saque. Os líquidos, tais como o sangue, se acumulam na área afetada, causando o edema.
  • Se a contusão ou lesão durar mais de duas semanas, e os sintomas se tornarem mais graves ou frequentes, ou aparecer sinais de infecção da pele, procure um médico imediatamente.
  • Inchaço causado pela reação alérgica. O corpo, quando em contato com algo que alérgico, libera histamínicos na corrente sanguínea. Nesse caso a redução do inchaço pode ser obtida com o uso de anti-histamínicos. Se sentir dificuldade em respirar depois de uma reação alérgica, consulte um médico imediatamente.
  • Inchaço causado pela obesidade que sobrecarrega o sistema linfático, resultando em edema nas mãos e nos pés. Procure um médico ou nutricionista, para fazer um plano de perda de peso, se inchaço for provocado pela obesidade.
  • Inchaço causado pela infecção. Suas mãos podem ter a síndrome do túnel do carpo ou celulite, por exemplo. Algumas infecções bacterianas que afetam as mãos ficam na corrente sanguínea e nos gânglios linfáticos, por isso, é importante falar com o seu médico se você suspeitar de qualquer infecção.
  • As mulheres grávidas devem sempre consultar o médico antes de iniciar qualquer tipo de medicamento para reduzir os efeitos do inchaço nas mãos ou dedos. Diuréticos não são recomendados para mulheres grávidas.

Como aliviar o inchaço

  • Evite jogar boliche.
  • Procure o proshop e faça uma correção nos buracos das suas bolas.
  • Use uma proteção no polegar (splint ou thumb guard).
  • Alivie a aderência da sua pegada na bola.

Exercite os dedos. Mover os dedos bombeia o excesso de fluido de volta para o coração. O movimento provoca fluxo sanguíneo para a área, o que estimula a pressão necessária para bombear fluidos em excesso. Os exercícios podem ser tão simples como digitar em um teclado, flexionar os dedos ou usar as mãos para se vestir ou preparar o café da manhã. Qualquer movimento de seus dedos irá reduzir o inchaço.

  • Se você não tem tempo para fazer exercícios tradicionais, faça uma caminhada de 15 minutos uma vez por dia. Caminhar apenas 10-15 minutos é uma ótima maneira de aumentar a circulação por todo o corpo. Balance ou mova as mãos para cima e para baixo enquanto você anda.
  • Pessoas que sofrem de obesidade são mais propensas ao edema, pois o sistema linfático funciona mais lento. O inchaço pode diminuir se o sistema linfático entra em ação novamente. Exercitar-se com mais frequência, planejar uma dieta saudável de frutas, legumes e proteínas, e beber mais água pode ajudar o corpo a ter o sistema linfático funcionando perfeitamente.

Eleve suas mãos e dedos. O inchaço também pode ser causado por má circulação ou por sangue estagnado em suas mãos. Elevar as suas mãos vai ajudar qualquer fluxo de sangue acumulado voltar a circular no corpo.

  • Levante os dedos acima do nível do coração durante 30 minutos, pelo menos 3 ou 4 vezes por dia, para o tratamento de edema grave. Os médicos também recomendam elevar suas mãos acima do seu coração durante o sono.
  • Mantenha as suas mãos e dedos elevados durante um curto período de tempo para aliviar um inchaço menor.
  • Tente levantar as mãos acima da cabeça, entrelaçando-as e trazendo-as atrás da cabeça. Mova sua cabeça para trás e crie um pouco de resistência. Após 30 segundos, solte as mãos, agite-as, e repita o mesmo movimento várias vezes.

Esfregue os dedos. Massageie os tecidos nos dedos inchados em direção ao seu coração. Use movimentos de fricção fortes e firmes. A massagem vai estimular os músculos e o fluxo de sangue para os dedos, o que ajudará a espalhar o excesso de líquido que causa os o inchaço.

  • Considere ter um profissional para massagear suas mãos e pés. Massagens profissionais não são muito caras.
  • Faça você mesmo(a) uma massagem em suas mãos. Usando o polegar e o dedo indicador de uma das mãos, aperte suavemente, mas firmemente a mão oposta. Passe o polegar e o indicador a partir da base da palma da mão à extremidade de um dos dedos. Repita a operação para cada dedo, em seguida, massageie a outra mão.

Use luvas de compressão. Elas aplicam pressão as suas mãos e dedos, o que impede o acúmulo de excesso de fluidos.

Limite o sal em sua dieta. O sal faz com que seu corpo retenha mais água e fluidos, o que pode afetar os dedos. Ao limitar a ingestão de sal, você reduz as chances de reter mais líquidos. Se você acha que a comida está muito insonsa, use outros temperos para dar sabor aos alimentos.

Mantenha uma temperatura moderada em sua casa ou escritório. Uma temperatura moderada irá estimular uma melhor circulação. Mantenha uma temperatura constante no seu ambiente para reduzir o inchaço que resulta de mudanças de temperatura extremas.

  • Estudos mostram que banhos e compressas quentes aumentam o inchaço nas partes do corpo afetadas, incluindo os dedos.
  • A exposição a temperaturas extremamente baixas pode também agravar a situação. Se o inchaço em suas mãos é causado por uma contusão, aplicação de frio moderado (como um saco de gelo envolto em um tecido) irá reduzi-lo.

Tome medicamentos. Diuréticos, muitas vezes reduzem a retenção de líquidos em pacientes que têm edema e inchaço. Com medicação prescrita pelo seu médico, o inchaço nos dedos pode ser aliviado.

Em casos extremos, uma cirurgia pode ser indicada pelo seu médico.

Vale ler, também, sobre a Compressão do Nervo Digital Ulnar (clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *